Ícone do site Tribuna de Minas

Clássico em ritmo de reggae

Música da Legião com participação especial de Rafa Machado (segundo da esquerda para a direita), do Chimarruts (Foto: Divulgação)
Música da Legião com participação especial de Rafa Machado (segundo da esquerda para a direita), do Chimarruts (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Escolhida para fechar o Lado B (sim, isso existia, meninos e meninas) do primeiro álbum da Legião Urbana, lançado em 1985, “Por enquanto” destoava do clima apresentado na grande maioria das faixas anteriores. A urgência punk de Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha dava lugar a uma bateria eletrônica e teclados melancólicos, com o líder da banda brasiliense cantando os dissabores do amor que rimava com dor. Reverenciada anos depois em versões como as de Cássia Eller, “Por enquanto” agora é revisitada com as cores do reggae na versão lançada no último dia 1º pelos juiz-foranos do Goya. A música fará parte do álbum de estreia do quinteto, “A pedra mais alta”, trabalho independente com previsão de lançamento em abril de 2017, e tem participação de Rafa Machado, do Chimarruts.

Um dos integrantes da banda, o vocalista Marcelo Barros conta que a nova versão de “Por enquanto” é fruto da ideia da banda de incluir uma regravação no disco, gravado este ano no estúdio Gigante de Pedra, que fica na casa da cantora Elba Ramalho, no Rio de Janeiro. A produção ficou por conta de Nando Costa. “Pensamos em fazer uma regravação para chamar mais atenção para o disco, e todo mundo da banda é fã da Legião. Além disso, em 2016, foram lembrados os 20 anos da morte do Renato Russo, houve a turnê da Legião Urbana. Passamos a pesquisar as músicas, ver qual teria mais a ver com nossa pegada, e uma letra nesse estilo de ‘Por enquanto'”, explica Marcelo.

PUBLICIDADE

A partir daí, o destino conspirou a favor. A banda revelou sua escolha para o produtor George Zayon, que sugeriu a participação de Rafa na regravação. “Aí foi juntar a fome com a vontade de comer. Fizemos o convite, ele topou, e foi até o Rio de Janeiro gravar conosco”, comemora.

PUBLICIDADE

Marcelo comenta, ainda, a responsabilidade de retrabalhar uma canção tão querida pelos fãs da Legião. “Tentamos fazer o trabalho com o maior bom gosto possível, com levadas do reggae; mas não aquele reggae roots (de raiz), e sim mais pop, com arranjos sutis e que mantivessem nossa identidade. Chegamos a mandar a música antes do lançamento para formadores de opinião e recebemos críticas positivas sobre a versão”, relata. “É um risco pegar um trabalho que já existe e fazer a releitura, que afinal pode agradar ou desagradar.”

Repercussão

PUBLICIDADE

Com a música nas rádios, o vocalista diz que o feedback tem sido positivo, sejam os ouvintes fãs da Legião Urbana ou não. “Recebemos mensagens pela página da banda no Facebook, por e-email, e o público tem sido muito carinhoso. Após o lançamento (da música), pessoas que não conheciam a banda passaram a curtir nossa página. Já conseguimos colocar a música na programação de 87 rádios, daqui de Juiz de Fora e em outros estados. Várias emissoras do Rio Grande do Sul têm tocado.”

Além das rádios, a Goya espera disponibilizar a versão de “Por enquanto” na internet a partir da próxima semana, tanto em serviços de streaming quanto em plataformas digitais como o SoundCloud. Um videoclipe da música deve cair na rede entre o final de dezembro e início de janeiro, com direção de Gê Alvarenga. Aí, é preparar o lançamento do álbum, já gravado e masterizado, com material próprio do grupo e mais a releitura legionária.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile