Neste domingo (10), às 16h, o espetáculo “Casa caramujo” chega ao Teatro Solar. Essa é uma produção da Cia Teatro Epigenia, do Rio de Janeiro, que conta com entrada gratuita e classificação etária de 6 anos, com duração de 55 minutos. A peça lida com temas como o luto infantil e a importância do ciclo da vida de forma lúdica. A apresentação faz parte do programa “Diversão em Cena”, promovido pela Fundação ArcelorMittal, que visa formar um público de teatro infantil no país.
A peça traz a história de um menino que, ao lidar com o medo de perder sua mãe que está doente, precisa enfrentar a “Dona Morte” e, no processo, acaba a aprisionando em uma casa de caramujo. Durante a apresentação, no entanto, o garoto percebe que algo muda drasticamente onde ele vive. Apesar de sua mãe estar bem, ele vê que todos os moradores do local começam a se deparar com um grande problema: ninguém consegue mais colher frutos, legumes, verduras ou até pescar. Logo, percebe que a prisão da morte fez com que fosse quebrado “o ciclo da vida”, impedindo processos necessários para as pessoas. O menino, então, precisa ajudar a “Dona Morte” para que tudo volte a funcionar novamente.
Além da peça, também será realizada uma oficina da companhia na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, gerida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), das 10h às 13h. A atividade é direcionada para profissionais do campo das artes cênicas, educadores ou interessados. Durante o encontro, ministrado por Marcio Nascimento (ator premiado do espetáculo “Casa caramujo”), será ensinado mais sobre o teatro de bonecos e as linhas básicas de manipulação e interpretação com esses personagens.