Ícone do site Tribuna de Minas

Confraternização em duas rodas

motociclistas de varios estados brasileiros estarao presentes na cidade de sexta feira a domingo

motociclistas-de-varios-estados-brasileiros-estarao-presentes-na-cidade-de-sexta-feira-a-domingo

Motociclistas de vários estados brasileiros estarão presentes na cidade de sexta-feira a domingo
PUBLICIDADE

Motociclistas de vários estados brasileiros estarão presentes na cidade de sexta-feira a domingo

PUBLICIDADE

Juiz de Fora recebe neste fim de semana um monte de gente que gosta de equilibrar a vida em duas rodas: são os participantes do 3º Encontro Nacional de Motociclistas de Juiz de Fora, que tem início nesta sexta-feira e prossegue até domingo no Parque de Exposições, que vai abrigar uma série de eventos ligados ao universo dos apaixonados por cair na estrada com suas motos para conhecer novos lugares, fazer amizades e mostrar um estilo de vida muito distante daquele que era imaginado antigamente – e que causava medo em quem via toda essa galera vestida de preto, mas que gosta de praticar o bem.

PUBLICIDADE

O evento é organizado pela Associação dos Motociclistas de Juiz de Fora (AMO JF, que engloba 17 associações da região), que espera receber cerca de 200 motoclubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e São Paulo, além dos viajantes que por acaso descobre o Encontro e fazem uma parada na cidade. Além dos motociclistas, são esperadas cerca de três mil pessoas por dia, que terão de deixar na portaria dois quilos de alimento não perecível, que serão posteriormente doados para instituições locais.

Quem for até o Parque de Exposições terá muita coisa para ver e fazer durante os três dias. Segundo o presidente da AMO JF, José Maria de Sá, a estrutura para este ano foi aumentada, com a área dedicada aos expositores (que vendem peças para motos, capacetes, roupas, botas, acessórios) aumentada em quase 100%, uma praça de alimentação maior e um estande de venda de motos. “Teremos shows nos três dias do evento. Uma das atrações é o Faixa Etária, banda que toca pela primeira vez na cidade e que é referência em eventos de motociclistas. Também teremos shows do Drena Rock, John Play, Opala Azul, Mitra e Tuka’s Band”, adianta José Maria. A organização reservou ainda espaço de camping para os motociclistas, com direito a café da manhã no sábado e domingo, sorteio de brindes e troféus para os motoclubes e moto grupos participantes.

PUBLICIDADE

“Vamps fazer uma homenagem para o Augusto Lins e Silva, o Augusto BR, que é de Nova Friburgo, tem 74 anos e é referência no motociclismo nacional e internacional. Ele já rodou mais de um milhão de quilômetros de moto, tendo feito a Rota das Três Américas e chegado até o estado americano do Alasca. O mais recente projeto dele é o Brasil Total, em que vai passar por todos os estados do país”, conta. O veterano motociclista receberá um troféu e certificado.

PUBLICIDADE

Longe do estereótipo

José Maria destaca a importância de eventos do tipo para acabar de vez com o que ainda resta da visão equivocada a respeito de quem gosta de pegar sua moto para rodas pelas estradas. “O pessoal antigamente achava que a gente era baderneiro, que fazia festa apenas para comer churrasco, beber cerveja, só porque se vestia de preto. Mas a gente faz muita campanha beneficente, como doação de sangue, campanhas de Natal e outras ações. Eu digo que a cara é feia, mas o coração é bom”, brinca o funcionário público, que lembra que os integrantes da AMO JF participaram pelo terceiro ano consecutivo do desfile de Sete de Setembro.

O presidente da associação conta que começou a andar de moto há 15 anos e que há dez integra um dos motoclubes da região, o Aventureiros. “Trabalhava em construtora antes de me tornar funcionário público, e sempre passava muito tempo em estrada. Quando passei no concurso, fiquei com vontade de voltar a viajar, e como tinha alguns amigos motociclistas fiquei interessado em saber como eram essas viagens. Logo depois da minha primeira, que fiz com uma moto menor, já comprei uma maior e até hoje estou na estrada. São mais de 150 mil quilômetros, fui até o Paraguai, Argentina e Chile, descendo a Cordilheira dos Andes. Em novembro vamos para o Nordeste, a intenção é fazer toda a região.”

PUBLICIDADE

3º ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS DE JUIZ DE FORA

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira a partir das 18h; sábado e domingo a partir das 8h

Parque de Exposições

Sair da versão mobile