O projeto "Orquestras populares", que arrasta foliões por casas de show da Europa, chega hoje a Juiz de Fora. De agosto a dezembro, o palco do Cultural Bar vai ser invadido, uma quinta-feira por mês, pelo ritmo contagiante dos carnavais de rua. Promovido pela empresa carioca PQP Produções, o projeto traz repertório que vai do clima dos folguedos populares até a mistura de composições instrumentais das "brass band" (banda de metais).
Na programação, cinco orquestras cariocas têm presença confirmada: Orquestra Voadora (hoje), Abayomy Afrobeat Orquestra e BNegão (13/09) , Quizomba (18/10), Go East Orkestar (8/11) e Céu na Terra (6/12).
Para o músico carioca Victor Gottard, integrante da Abayomy Afrobeat, Juiz de Fora pode se sentir privilegiada por ser mais uma cidade a fazer parte do roteiro do "Orquestras populares". "É uma iniciativa muito legal, que está voltando a ter força. São misturas maravilhosas e bem brasileiras. São fanfarras e bandas que tocam músicas com influências do Leste Europeu e da África. Isso tem que continuar, tem que perpetuar. É a cultura se espalhando por todo o país."
Fazendo a estreia do projeto, a Orquestra Voadora, que ganhou vida a partir do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio, combina ritmos, estilos e timbres numa musicalidade espontânea, irreverente e vibrante, tocando dos tradicionais sambas e marchinhas até rock, funk, jazz, pop, maracatu, frevo e MPB, adaptados para uma formação sem guitarras ou baixo. "Somos uma fanfarra, por isso fazemos uma sonoridade diferente, sem precisar estar plugados numa tomada", diz Tiago Rodrigues, trompetista do grupo.
Composta por 14 integrantes, naturais de várias cidades do Brasil e até do exterior, a banda promete um show à altura dos grandes festivais. "Temos um público certo em Juiz de Fora, pois já tocamos vários vezes aí, principalmente no formato de cortejo. No palco, o show é diferente. A energia e o repertório são outros", destaca Jonathan Azria, que assina a produção da Orquestra Voadora e do "Orquestras populares". Repetindo a dobradinha na cidade, o grupo local Quinteto São do Mato vai dividir o palco com a banda carioca. A assessoria do Cultural Bar informa que todos os shows desse projeto começarão à meia-noite.
Outros ritmos
Pela primeira vez em Juiz de Fora, a Abayomy Afrobeat Orquestra vai contar com a participação de BNegão. Com batida que mistura o estilo nigeriano high life e elementos do jazz e da black music, o grupo surgiu no cenário brasileiro em 2009. "Nosso som é bem afro-brasileiro, uma mistura de música regional e candomblé", ressalta o cantor e guitarrista Victor Gottard.
No dia 18 de outubro, é a vez de a Quizomba levar para o palco sua formação com forte presença percussiva aliada a metais, violão, guitarra, cavaco e baixo. Na trilha sonora, estão canções consagradas nas vozes de Jorge Benjor, Tim Maia, Seu Jorge, O Rappa, Chico Science, Jorge Aragão, Alceu Valença, entre outros. Seguindo a linha das tradicionais fanfarras do Sudeste Europeu, no dia 8 de novembro, a Go East Orkestar, primeira orquestra no Brasil a se dedicar 100% aos ritmos balcânicos, apresenta uma mistura de sons de 22 instrumentistas. Para finalizar, em 6 de dezembro, os folguedos populares da Céu na Terra promete transformar o Cultural Bar em um verdadeiro carnaval de rua.
"O ‘Orquestras populares’ está concentrado nas orquestras cariocas, mas estamos preparando a edição 2013 com a participação de grupos do Brasil inteiro. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana e a Bixiga 70, também de São Paulo, já confirmaram presença. Além disso, estamos em contato com os grupos estrangeiros Ceux Qui Marchent Debout, Babylone Circus e Hypnotic Brass Band Ensemble. A ideia principal é apresentar uma nova cultura musical ao público", finaliza Jonathan Azria.
Orquestra Voadora
Participação
do Quinteto
São do Mato
Hoje, à meia -noite
Cultural Bar
(Av. Deusdedit Salgado 3.955 – Salvaterra)
