Ícone do site Tribuna de Minas

Aluno da UFJF recebe prêmio e garante bolsa de estudos na Itália

Projeto Vitor Matta destacada
Projeto-Vitor-Matta-1
<
>
Projeto de Vitor Matta Borges
PUBLICIDADE

O projeto idealizado pelo estudante juiz-forano Vitor da Matta Borges, que faz o curso de bacharelado em design do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi premiado pelo concurso internacional “Panda – Iaad 2050 Younger more than ever“. O evento reuniu propostas de design de estudantes do mundo inteiro para uma nova versão do carro Fiat Panda 2050. O projeto original do veículo, desenhado por Giorgetto Giugiaro, foi lançado no final da década de 1970.

Estudante do curso de Artes e Design, Vitor Matta Borges (Foto: Acervo Pessoal)

O estudante brasileiro conquistou o segundo lugar e, além do prêmio, uma bolsa de 50% para estudar design de transportes no Instituto de Arte Aplicada e Design (Iaad) em Turim, na Itália. Segundo Vitor, estudar na universidade italiana é resultado de semanas de esforço e trabalho árduo. “Foi um momento muito bacana, porque apesar de ter sido cansativo, eu consegui me encontrar dentro do projeto. Aproveitei o processo e fiquei muito feliz em todas as etapas. Quando terminei, foi uma sensação de alívio, eu sabia que tinha feito um bom trabalho. E, quando eu enviei para o meu professor, recebi uma resposta muito boa dele também.”

PUBLICIDADE

Este ano, o Fiat Panda comemora 40 anos. O Iaad optou por celebrar a data com a oferta das bolsas de bacharelado de transporte para novos designers trabalharem na próxima versão de 2050. Os projetos foram selecionados por um júri composto pelo próprio presidente do Departamento de Design de Transportes da Iaad, Giorgetto Giugiaro, e pelo diretor do patrimônio da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Roberto Giolito. Também participou da seleção, o coordenador de mestrado em design de transporte da Iaad, Attila Bocsi.

PUBLICIDADE

Segundo Vitor, participar desta banca com nomes importantes para o setor automobilístico foi uma honra e acrescentou muito em sua carreira. “Eu não me importava com a posição, mas sonhava com esse momento,  só de saber que o Giugiaro avaliaria o meu projeto era impagável. Esse foi o meu principal objetivo, porque eu sei o privilégio que é ter uma pessoa tão importante no meio avaliando o meu trabalho. Isso já era o suficiente para mim.”

‘Vaquinha’ para custear as despesas

O trabalho foi iniciado em junho deste ano. Após avaliar o concurso, Vitor passou a se dedicar ao projeto. O estudante, que está em seu último ano de faculdade, estava produzindo o trabalho de conclusão de curso (TCC) quando soube da existência do evento. O professor Róber Botelho, seu orientador, também o auxiliou no projeto.

PUBLICIDADE

Após conquistar o prêmio e a bolsa de 50%, Vitor busca recursos para custear as despesas e se manter na cidade italiana. O  jovem criou um crowdfunding para arrecadar dinheiro através de doações de amigos, familiares e de qualquer pessoa que possa ajudá-lo. “É a maneira que encontrei de realizar esse sonho de estudar em uma instituição que, juntamente com meu esforço e dedicação, possibilitará um grande avanço em minha carreira acadêmica e profissional.”

Além do estudante juiz-forano, também foram premiados outros dois alunos: o iraniano Sajad Hosseininik Seyed (primeiro lugar), que conquistou uma bolsa integral, e o alemão Angelo Schulz (terceiro lugar), que, assim como Vitor, foi premiado com uma bolsa de 50%. De acordo com o Iaad, a previsão para o início das aulas é meados de outubro, podendo sofrer alteração em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Sobre o concurso “Panda – Iaad 2050 Younger more than ever”

Desde 1978, o Departamento de Design de Transportes da Iaad treina designers, sonhadores e visionários, ao lado de alguns dos nomes que escreveram a história do campo automotivo. O curso é considerado um dos melhores do mundo. A cidade de Turim sempre teve uma vocação automotiva muito forte, como sede da Fiat, Lancia e Alfa Romeo. Ali nasceram linhas e formas inconfundíveis criadas por empresas de design automotivo como Giugiaro, Bertone e Pininfarina. Profissionais treinados no Departamento de Design de Transporte são procurados pelos principais fabricantes de automóveis na busca por novos horizontes para o futuro do transporte em quatro rodas.

Sair da versão mobile