Ícone do site Tribuna de Minas

Casa D’Italia recebe série de pinturas ‘O paradoxo do pássaro livre’

DESTACADA ExposicaoParadoxo1 Divulgacao
ExposicaoParadoxo3 Divulgacao
Ao apresentar retratos de mulheres reais, as obras desafiam estereótipos (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Com abertura nesta sexta, às 18h, a exposição “O paradoxo do pássaro livre”, de Samara Danelon, chega à Casa D’Italia, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 2585, no Centro. A série de pinturas propõe uma reflexão sobre a construção histórica do papel feminino, questionando a concepção tradicional de “feminilidade” como uma estratégia de repressão em uma sociedade patriarcal.

Ao apresentar retratos de mulheres reais, as obras desafiam estereótipos. Nesse contexto, elementos domésticos, como louças e bordados, são incorporados, a fim de contextualizar a visão associada às mulheres. 

PUBLICIDADE

Com narrativas alternativas, a mostra utiliza técnicas para fazer alusões. A pintura em blocos de cores explora, visualmente, a habilidade das mulheres em consertar, reinventar e reconstruir. Da mesma forma, a presença da linha vermelha refere-se à dor e força necessárias para superar repressões e abusos.

PUBLICIDADE

Artista

A mineira Samara Danelon, artista por trás das pinturas, é formada como Bacharel em Artes e Design (2014) e Bacharel em Moda (2016) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Seus trabalhos abordam questões de gênero e identidade, principalmente, na pintura a óleo e na aquarela, com a presença de linhas, bordados e materiais têxteis.

Sair da versão mobile