Ícone do site Tribuna de Minas

Fernando Priamo lança coleção de sketchbooks com séries fotográficas

tribuna capa
Sete sketchbooks estampam séries fotográficas de Fernando Priamo (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Ao menos desde uma visita ao Museu de Orsay, em Paris, França, em 2011, os sketchbooks sempre estiveram na vida de Fernando Priamo, editor de fotografia da Tribuna. Se Priamo tem a oportunidade de visitar museus e papelarias durante o expediente que vez ou outra dá na Europa, um novo sketchbook, obrigatoriamente, é comprado para rascunhar desenhos, textos e essas coisas. Priamo, então, decidiu produzir, em parceria com a Bodoque Arte & Ofícios, uma série de sete sketchbooks próprios. Com o design das capas assinado pelo próprio fotógrafo, a leva de caderninhos de rascunho estampa diferentes registros feitos por Priamo em projetos paralelos ao ofício de fotojornalista. A busca é por tornar obras de séries limitadas acessíveis ao público de alguma forma.
Conforme Priamo, a intenção é dar um suporte funcional ao trabalho artístico já exposto, inclusive, na 1340Gallery, em Weert, na Holanda, e na Galeria de Arte Marcelo Neves, em São Paulo. “Queria muito fazer algo para que as pessoas pudessem ter um pouco da arte que faço, porque é muito importante apresentarmos a nossa própria arte, mas de uma forma que as pessoas consigam ter. Quando vendo os quadros em séries limitadas, feitos para galerias, para colecionadores, para museus, é difícil para as pessoas terem ou comprarem. Eu pensava então o que poderia fazer para levar a minha arte um pouco mais próxima das pessoas para que elas pudessem ter a facilidade em tê-las e manuseá-las no dia a dia.”
Dos sete sketchbooks à venda, quatro reproduzem trabalhos da série “Urban art”, feita a partir de uma técnica de sobreposição de imagens no mesmo frame. Os caderninhos de rascunho expõem desde imagens de um tributo ao designer Yves Saint Laurent em Marrakesh, Marrocos, até uma homenagem aos pintores renascentistas, intitulada “Ilustríssimos”. Os outros três estampam registros de outros projetos artísticos de Priamo que não a “Urban art”, como, por exemplo, o “Fotografia com a alma”, que são “frames de coisas particulares que eu pego da Itália, especificamente em Veneza”, conta o editor fotográfico. Há ainda o “79 d.C. _ Pompeia”, “com duas imagens marcantes do sítio arqueológico de Pompeia”, e o “Homenagem a (Federico) Fellini”, no qual Priamo capturou o vai-e-vem de mulheres de bicicleta em Florença.

Ligação com a Itália

Assim como os trabalhos artísticos, os sketchbooks expressam a identificação de Priamo com a Itália, de onde vem a família _ por parte de pai, da região do Veneto, e da mãe, de Piemonte. “Cinco sketchbooks são ligados diretamente à Itália. A Itália é a minha fonte de inspiração. Uma das minhas inspirações foi ter estudado muito sobre os pintores da renascença italiana. Então, começo a me debruçar em cima de livros, a estudar a pintura, a buscar dentro desses pintores, da paleta e da dramaticidade de cores, coisas para trazer para a minha arte fotográfica, guardadas as devidas proporções, claro. Na realidade, eu sempre quis muito ser pintor, mas nunca tive talento para isso.”
Cada um dos caderninhos de rascunho ainda traz um texto similar a um prefácio à capa, sendo alguns de autoria do próprio editor de fotografia da Tribuna e outros da jornalista Carime Elmor. “Tenho uma parceria com a Carime há vários anos. Os sketchbooks de Pompeia e da ‘Fotografia com a alma’ têm textos da Carime, além de outros dois de ‘Urban art’.” Já o fotógrafo escreveu para os sketchbooks que homenageiam Yves Saint Laurent, Federico Fellini e os pintores do Renascimento. “São coisas minhas, particulares, que vou buscando colocar aqui para que as pessoas tenham acesso, e, também, é uma forma de divulgar a arte.”
Os caderninhos de rascunho podem ser comprados diretamente com Fernando Priamo por meio do Instagram (@fernandopriamo), por e-mail (fernandopriamo@gmail.com), ou, então, pelo WhatsApp: (32) 98406-9756.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile