Ícone do site Tribuna de Minas

Dia Internacional da Mulher: Exposições abordam o universo feminino

exposições
liberdade---ciceia-almeida
<
>
Obra "Liberdade", de Cicéia Alemida, da exposição "Simplesmente, mulher"
PUBLICIDADE

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, alguns espaços da cidade preparam exposições protagonizadas por mulheres em que as obras, de alguma forma, abordam o universo feminino. Nesta sexta-feira (8), é lançada a mostra “Simplesmente, mulher”, no Bar Filezinho Grill (próximo à Praça Menelick de Carvalho), a partir das 18h, na Galeria Irineu Lomar. Já no sábado (9) é lançada a segunda edição da exposição “+ Mulheres”, na Hiato Galeria, a partir das 11h.

“Simplesmente, mulher”

A “Simplesmente, mulher” segue na galeria do Bar Filezinho Grill até o dia 31 deste mês. A exposição conta com a participação de seis fotógrafas, sendo elas Cicéia Almeida, Eridan Leão, Gal Oliveira, Julia Ciampi, Malu Machado e Tetê Lima. Cada uma delas expõe um de seus trabalhos alusivos às mulheres. Elas retratam como percebem o universo feminino, a partir de suas próprias ações, sejam elas individuais ou coletivas, de forma mais poética ou direta, mas dentro do espectro de união feminina. A curadoria foi feita por Eridan Leão, que divide a produção com Sérgio Neumann e Ione Ribeiro.

PUBLICIDADE

Todas as fotografias estão à venda e só poderão ser retiradas ao final da exposição, a partir do dia 31 deste mês. Nas sextas-feiras deste mês, nos dias 8, 15, 22 e 29, serão realizados sorteios de fotografias, brindes de loja de roupas, entre outros, às espectadoras da exposição “Simplesmente, mulher”. Além disso, no sábado, o Filezinho Grill promove uma roda de samba especial, em virtude ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Menelick de Carvalho, a partir das 14h, com o Batuquedelas.

PUBLICIDADE

“+ Mulheres”

A segunda edição da exposição “+ Mulheres”, da Hiato Galeria, reúne 12 artistas visuais que compõem a mostra coletiva que se relaciona com o Dia Internacional da Mulher. As obras levantam indagações e proposições sobre a mulher e seu papel na sociedade hoje em dia. Várias técnicas compõem a mostra, sendo elas pintura, desenho, colagem, cerâmica e fotografia. As artistas participantes são Ada Medeiros, Ana Tavares, Fani Bracher, Julia Vitral, Luíza Costa, Kátia Lopes, Malu Machado e Gabriela Machado, Mariloou Winograd, Priscilla de Paula, Renaya Dorea, Sandra Passos e Vânia Barbosa. A mostra, que tem curadoria do artista visual Petrillo, segue na galeria até o dia 25 de março.

Outra atividade, também em celebração ao Dia Internacional da Mulher, acontece no dia 16 deste mês, a partir das 11h, na Hiato Galeria. Trata-se do lançamento do livro “Meu feminino está de prosa”, da escritora Maria Irís Lo-Buono. Na obra, a autora fala sobre os comportamentos necessários às pessoas de todos os gêneros, a partir de suas crônicas, que são pautadas no cotidiano e, principalmente, reverenciam as mulheres.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile