Durante o mês de dezembro, a população de Juiz de Fora pode conhecer, de forma gratuita, algumas exposições culturais e artísticas. Os trabalhos estão exibidos em instituições localizadas em diferentes regiões da cidade, com temáticas diversas.
Confira quatro exposições abertas em dezembro
“Universos insólitos, figuras fantásticas”
A exposição “Universos insólitos, figuras fantásticas”, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), evidencia a criação artística de James Ensor, reunindo suas obras e estabelecendo uma conexão entre as criações do artista belga com a própria coleção e acervo do museu, ambos permeados pelo surrealismo. A exposição reúne também obras de artistas como Cândido Portinari, Mario Luzi, Roger Avermaete e Salvador Dalí.
- Na Galeria Retratos-Relâmpago do Mamm
- Visitação de terça a sábado, das 9h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 18h
“Manto sagrado – Manto de axé”
A exposição “Manto sagrado – Manto axé”, montada no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), oferece uma experiência tátil e profunda, por meio de uma “caixa imersiva”. Estímulos táteis, auditivos, olfativos e visuais são intercalados durante a visitação. A proposta criada pela Produtora Caramuru destaca a relevância dos tecidos nas cerimônias de matriz africana. A mostra fica aberta para visitação até 13 de dezembro.
- Na Galeria Narcisse Szymanowsk do CCBM
- Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
“Reza forte”
A exposição “Reza forte”, na Galeria Ruth de Souza, no Teatro Paschoal Carlos Magno, busca resgatar a memória das benzedeiras por meio de um painel único e imersivo. As vozes das benzedeiras, gravadas durante o ato das bênçãos, são reproduzidos de forma contínua como fundo sonoro do painel artístico, que apresenta sete delas de diferentes regiões de Juiz de Fora. Os painéis artísticos trazem também uma observação interessante a partir de sua composição, realizada de forma mista, baseada na sobreposição de folhas vegetais desidratadas, materiais frequentemente utilizados nas rezas das benzedeiras. A mostra segue aberta até 5 de janeiro. A curadoria foi feita por Mariana de Andrade, Rodrigo Dias e Juraci Teodora.
- Na Galeria Ruth de Souza, no Teatro Paschoal Carlos Magno
- Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h
“Paisagem”
A exposição “Paisagem”, no Forum da Cultura, reúne obras de Martha André. Aplicando variadas técnicas como o óleo sobre tela, o pontilhismo e uma técnica mista com marmorite, a artista cria cenários floridos e naturais, frutos de sua observação e imaginação. Representadas com genuíno afeto e necessidade da arte, as obras buscam promover ao visitante reflexões e contemplamento da beleza natural. As visitações estão abertas até 13 de dezembro.
- No Forum da Cultura
- Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy