Ícone do site Tribuna de Minas

Dudu Lima reverencia mestres em novo DVD

DUDU LIMA reúne algumas das composições de outros artistas que marcaram sua formação musical NELSON ARAÚJO/DIVULGAÇÃO
PUBLICIDADE

Dudu Lima reúne algumas das composições de outros artistas que marcaram sua formação musical NELSON ARAÚJO/DIVULGAÇÃO

PUBLICIDADE

Munido com seus contrabaixos acústico e elétrico, Dudu Lima decidiu que era hora de homenagear os músicos e compositores que influenciaram sua carreira. E foi o que o artista realizou em seu mais novo DVD, “Clássicos”, que terá show de lançamento nessa quarta-feira, às 20h, no Armazém do Porto, na abertura do projeto Armazém Cultural. Acompanhado dos parceiros do Dudu Lima Trio, Ricardo Itaborahy (piano, teclados, acordeom e vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão), Dudu vai apresentar as músicas do DVD e algumas novas composições.

PUBLICIDADE

Gravado ao vivo no início do ano no estúdio Versão Acústica, em São João Nepomuceno, “Clássicos” foi produzido por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com direção musical do próprio Dudu Lima, com Nando Costa na engenharia de produção, mixagem de Ricardo Itaborahy e masterização de Carlos Freitas. A parte gráfica ficou por conta de Ligia Lacerda, e a capa é uma pintura do artista plástico Filipe Matias. Já a direção de imagens foi de Daniel Dias, e a direção geral da produção leva a assinatura de Ligya Alcantarino e Evandro Mansur, com realização da Gravatás Arte e Cultura e lançamento da Rob Digital.

O repertório do DVD inclui vários estilos musicais, da música clássica ao jazz, passando pela MPB, todas com novos arranjos. Entre os mestres homenageados por Dudu Lima, estão Miles Davis (“Nardis”), Milton Nascimento e Márcio Borges (“Tarde”), Chico Buarque e Roberto Menescal (“Bye bye Brasil”), Tom e Vinicius (“Insensatez”) e Johann Sebastian Bach (“Jesus alegria dos homens”), entre outros. “A gente tem nossas influências, então quis fazer uma homenagem às minhas raízes nesse projeto. Pegar os clássicos num sentido amplo, de todas as áreas da música que me influenciaram”, explica. “Fui de Bach a Milton Nascimento. Sou o aprendiz que faz essa homenagem a esses compositores que considero os alicerces para o meu aprendizado musical e também para muita gente da minha geração.”

PUBLICIDADE

Além do Dudu Lima Trio, o DVD conta com algumas participações especiais, que incluem Alexandre Scio (violão), Caetano Brasil (clarinete) e Maira Delgado (pandeiro) e o músico, arranjador, compositor, pianista e regente Wagner Tiso, que marca presença em “Tarde”, que foi esquematizada graças a um show que eles fizeram em Ibitipoca com o maestro, em julho. “Trabalho com o Wagner há alguns bons anos, desde que fizemos uma temporada com o Stanley Jordan Trio e a Orquestra Sinfônica Petrobras com arranjos dele. Iniciamos uma belíssima relação musical, em que realizamos vários shows do Trio com o Wagner, o último foi em novembro, em Rio das Ostras. É um grande amigo e parceiro”, ressalta Dudu.

Quanto à opção por gravar um “ao vivo no estúdio”, Dudu Lima explica que foi uma escolha para não repetir o formato dos projetos anteriores. “Nós tivemos o DVD ao vivo no Cine-Theatro Central, que foi emblemático, e queríamos outro formato para não ter os anteriores como parâmetro. E eu queria muito registrar as imagens do “Versão acústica”, que tem um visual maravilhoso. Assim pudemos combinar as imagens da natureza com os recursos técnicos do estúdio. É um ambiente que tem tudo a ver conosco.”

PUBLICIDADE

O lançamento do DVD vai fechar um ano de diversas atividades para Dudu Lima. Entre os grandes momentos vividos em 2016, ele destaca a turnê com o guitarrista americano Stanley Jordan, ocorrida em outubro. Foram shows no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Ilhabela (SP), Recife, Londrina e São Paulo, tanto com o Dudu Lima Trio quanto com o Stanley Jordan Trio. E 2017 promete não ser de descanso, com show ao lado de Carlos Malta programado para janeiro, no distrito de Penedo (Itatiaia-RJ), e mais apresentações dos projetos Amandola Quartet (com Alexandre Scio) e o Dudu Lima Trio se apresentando em projetos em que convida músicos como Marcos Ariel, Toninho Horta, João Bosco e mais uma vez Wagner Tiso, no projeto de tributo a Milton Nascimento. “Iniciamos o projeto este ano, e temos o plano de gravar um DVD. E além disso eu participei do mais recente álbum do Stanley Jordan, que será lançado ano que vem e que também teve as participações do baterista Ivan Conti (Mamão) e Ricardo Itaborahy”, comemora.

Lançamento do DVD ‘Clássicos’ nesta quarta-feira, às 20h, no Armazém do Porto (Rua Dr. Paulo de Frontin 169 – Centro)

Sair da versão mobile