Ícone do site Tribuna de Minas

Vencedoras do Miss JF Plus Size falam de luta e aceitação da mulher gorda

JF PLUS SIZE VENCEDORAS Caio Cesar
Vencedoras do JF Plus Size; evento prestigiou as vivências e belezas de mulheres Plus Size e reivindicou espaço de visibilidade (Foto: Caio Cesar)
PUBLICIDADE

Na noite do último sábado (5), o Hotel Ritz sediou a quinta edição do Miss Juiz de Fora Plus Size. O evento contou com 17 candidatas, uma banca de jurados, a aclamação da Miss Senior Juiz de Fora Plus Size e de misses de outras cidades que foram agraciadas pela franquia. Como conta Laís Machado, uma das organizadoras do evento, tudo surgiu a partir do Movimento Plus que, desde 2019 ganhou bastante visibilidade, culminando em um convite para idealizar o evento municipal de Miss Plus Size, construído primeiro por ela, e depois em parceria com Tyane Almeida, ex-candidata.

Conforme Laís Machado, o Miss Juiz de Fora Plus Size enaltece a beleza da mulher que veste acima do tamanho 44 e, para ela, a importância é mostrar que a mulher gorda também merece ser vista e respeitada. “O nosso miss é diferenciado, nós convivemos com as candidatas durante alguns meses antes do evento, porque elas precisam muitas vezes entender que o corpo delas não é motivo de vergonha. Aqui não estamos romantizando obesidade, apenas mostrando que a mulher gorda também cuida do seu corpo, é bonita, amada e pode pisar numa passarela encantando a todos”, afirma.

PUBLICIDADE

O primeiro lugar foi conquistado por Lívia Fagundes, de 20 anos. Para ela, o concurso traz a oportunidade de aceitar quem se é e olhar para o corpo real com acolhimento e confiança. “Essa vitória pra mim é muito mais do que uma faixa e uma coroa, é poder levar a aceitação e a autoestima para as mulheres que ainda não se encontraram, é poder trazer o respeito e a sororidade para nossa sociedade. O importante agora é representar a força, a garra e a determinação da mulher brasileira Plus Size”, compartilha.

PUBLICIDADE

Categoria Sênior

Esta foi a segunda edição do evento com a recente categoria “Miss Plus Size Sênior”, que visa contemplar mulheres acima de 45 anos de idade, proporcionando espaço de celebração e quebra de estigmas quanto à beleza feminina após a juventude.

Faby Ferreira tem 47 anos e, depois de passar por um momento pessoal delicado enquanto se candidatava na primeira edição do prêmio e, por isso, precisar desistir, desta vez ela se tornou a Miss Plus Size Sênior 2023. “Pra mim é muito importante a relação com o Miss, ele faz a gente ter espaço pra mostrar também que existem mulheres acima dos 45 com uma beleza que deve ser valorizada”, diz.

PUBLICIDADE

Para a mais recente vencedora, quando se trata de premiações de Miss, cria-se, para além de tantos outros ideais, também o da imagem de uma mulher mais nova. Nesse sentido, a categoria sênior vem reivindicar o lugar de celebração da autoestima das mulheres gordas de maior idade. “A nossa visibilidade como miss sênior ainda é pequena. Nós sênior também temos nossa história e nossas batalhas em meio a tantas desigualdades. Reconheço também a responsabilidade de representar essa categoria, e quero conseguir projetos e apoiadores para o evento na cidade, mostrando que mulheres como eu podem e consegue”, afirma.

Sair da versão mobile