Sou juiz-forano de coração, pois esta cidade me acolheu desde quando aqui cheguei para iniciar meus estudos em Ciências Sociais na UFJF. Como centenas de outros jovens, vindos de várias partes de Minas e do Brasil, deixei o convívio constante com meus familiares e amigos para me “aventurar” na busca da concretização dos meus sonhos de ter uma boa formação acadêmica e um futuro profissional promissor.
Minha relação com Juiz de Fora transcendeu os projetos acadêmicos, foi amor à primeira vista. Encantei-me com seus prédios históricos cheios de memórias estéticas e com o magnífico Cine-Theatro Central – palco de momentos memoráveis e que integra o que de mais bonito tem nossa cultura. Fiquei deslumbrado ao ver no campus da UFJF famílias reunidas nas tardes de domingo, pessoas praticando esportes, passeando com seus cães, andando de bicicleta… Coisas simples e especiais.
Apaixonei-me também pelos parques que fazem da cidade um espaço privilegiado de biodiversidade. Como resistir ao verde do Mariano Procópio ou à tranquilidade do Parque da Lajinha? Lugares onde o contato com a natureza se faz presente como um presente a todos nós. Não posso me esquecer também do Parque Halfeld, lugar de tantos encontros que observa atento as pessoas que transitam por ali, tornando-se um dos lugares mais populares e democráticos – espaço de manifestações políticas e culturais que agitam o município.
Por falar em manifestação política, Juiz de Fora é política pura. Cidade que influenciou movimentos nacionais que mudaram a própria história do Brasil, e que teve um filho seu na cadeira mais importante da República – Itamar Franco.
LEIA MAIS:
- Cartas a JF: A importância do calor humano
- Cartas a JF: Saudades dos bons tempos
- Cartas a JF: Um pouco de tudo em um só lugar
Mas a maior riqueza de Juiz de Fora está mesmo é na sua gente. Povo que acolhe de braços abertos pessoas das mais diferentes cidades, gente de fé e trabalho, gente do estudo e da pesquisa, gente que empreende, povo que compreende e que jamais perde a alegria diante de tantos problemas que enfrenta nossa cidade.
Juiz de Fora estará sempre na minha memória e no meu coração, pois minha caminhada foi e está sendo aqui, por isso minha gratidão. Que o Cristo – do alto do seu famoso morro – possa abençoar nossa cidade e a nossa gente. E que nossas lideranças possam cuidar melhor da nossa princesa de Minas.
Obrigado, JF!
Juber Marques Pacífico
Graduado em Ciências Humanas em Direito (UFJF); Presidente Municipal da Juventude do PSB – JSB