Ícone do site Tribuna de Minas

Caravela das Artes interage com plateia em Tio Vanya

PUBLICIDADE

Para um público acostumado a estar a um passo do palco, interação, participação e colaboração se tornarão palavras de ordem. Comercial, pessoal ou cultural. Seja qual for o tema, é desta forma que a Cia. Teatral Caravela das Artes ("Espectros de Ibsen", de 2011) investe na estratégia de aproximar o público da história encenada. "Acreditamos não só na popularização do teatro, mas também na popularização dessa estratégia que provoca o público de uma forma diferente e atual", destaca Thiago Berzoini, diretor do grupo e da releitura do clássico "Tio Vanya – Cenas de uma vida no campo", de Anton Tchekhov, que estreia, neste sábado, na Casa de Cultura.

A narrativa "transmídia", segundo Berzoini, é aplicada às artes cênicas e expande a história para além dos palcos, com vídeos, histórias em quadrinhos e audioteatro. Ele adianta que o material, por exemplo, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo tiovanyacaravela.blogspot.com, blog atualizado com novos conteúdos até o fim da temporada, em 1º de julho.

PUBLICIDADE

Jogo de realidade ou incentivo ao meio ambiente? A novidade desta montagem é a utilização experimental do conceito de "alternate reality game" ou jogo de realidade alternada, em que pistas são dadas ao público tanto durante o espetáculo quanto fora dele, incentivando os espectadores a participarem da narrativa. "Um exemplo é a proposta de um dos personagens, Astrov, o ambientalista, que desafia cada um dos presentes a plantar uma muda de árvore, cuidar do meio ambiente, para que as gerações futuras possam ser preservadas e se tornem mais conscientes", detalha o diretor sobre a parceria firmada com o Horto Florestal de Juiz de Fora e o argumento de a peça exaltar a importância da preservação da natureza e da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, este mês, além da conferência Rio+20.

"Tio Vanya – Cenas de uma vida no campo" se passa em um rancho decadente no interior da Rússia, onde Ivan "Vanya" Voinitsky se vê frustrado pelas oportunidades perdidas, ausência de bens, amores e amigos verdadeiros e pela falta de reconhecimento. Adaptada por Thiago Berzoini, a história preserva os aspectos irônicos unidos aos elementos dramáticos bastante presentes na obra de Tchekhov. "De 1897, os temas abordados se mantêm atuais por se tratarem da alma humana, das condições e frustrações do homem perante a vida", diz o diretor, que interpreta o protagonista. "É sempre um impacto interno muito grande dar vida a esses personagens", completa.

Em cartaz sextas, sábados e domingos, a peça já conta com público garantido, pois será assistida por alunos da rede pública de ensino e do programa "Educação de jovens e adultos", do Governo federal. O grupo local já se apresentou em praças de outras cidades de Minas com outros clássicos das artes dramáticas, como "O urso", também de Tchekhov, e "O mendigo", de Bertolt Brecht", ambas realizadas em parceria com o Centro de Ensino à Distancia (CEAD-UFJF).

TIO VANYA – CENAS DE UMA VIDA NO CAMPO

PUBLICIDADE

Estreia sábado, às 20h30, e segue sextas, sábados e domingos, às 20h. Até 1º de julho

Casa de Cultura (Av. Rio Branco 3.372)

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile