Juiz de Fora, 2 de maio de 2019
Receber o convite do Jornal Tribuna de Minas me deu vontade de escrever esta carta em homenagem a Juiz de Fora. Boa iniciativa da Tribuna nestes dias. Tão difícil falar por telefone, internet, e-mail, Facebook e tantas coisas mais, que a gente esquece da boa e velha carta.
Aniversário de Juiz de Fora
Além disso, nos espaços de cultura, destaque também para o Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora (IHGJF), fundado em 18 de março de 1956, que, para homenagear a cidade, incluiu em seu ciclo de palestras temáticas uma semana inteira no mês de maio dedicada a Juiz de Fora, com temas relevantes sobre a cidade de hoje e sua relação com o passado histórico, bem como perspectivas de progresso.
Destaco no esporte o fato de “A Princesinha de Minas” possuir mais de 100 academias registradas na cidade, de acordo com o último levantamento feito pelo Conselho Regional de Educação Física. Juiz de Fora também é a única cidade de Minas que mantém, através da Secretaria de Esporte e Lazer e com o apoio de outras secretarias da Prefeitura e promotores, o Ranking de Corridas de Rua. Neste cenário, a cidade fez parte, em 2016, dos lugares por onde a Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 passou. Maravilhoso momento para nossa JF – e um orgulho para mim por ter sido selecionada para o revezamento da Tocha.
LEIA MAIS:
- Cartas a JF: Uma cidade cultural por natureza
- Cartas a JF: uma poesia para a cidade
- Cartas a JF: A cidade vista por Fernanda Matos
Já na educação, o município conta com expressivo número de escolas públicas e particulares com ensino de qualidade; não obstante, a história de Juiz de Fora tem, em suas origens, a criação de várias Instituições de Ensino Superior, que, na década dos anos de 1960, deram origem à Universidade Federal de Juiz de Fora, hoje entre as melhores do Brasil.
Entre os colégios tradicionais de Juiz de Fora, está a Escola Estadual Duque de Caxias, localizada na Avenida Rio Branco, num casarão tombado pelo patrimônio municipal. Fundada por ato do governador Benedito Valadares, em 25 de agosto de 1942, e instalada em janeiro do ano seguinte, a escola tem hoje quase 1.500 alunos. O nome foi dado em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro. Por ser bem localizado e pela qualidade do ensino oferecido, o colégio Duque de Caxias passou a ser uma das escolas públicas mais procuradas em Juiz de Fora. Ela faz parte da educação em Juiz de Fora. E é onde vivenciei uma parte da minha história profissional: foi onde comecei minha vida como educadora e como diretora.
À progressista Juiz de Fora – berço de tradições que muito acrescenta à memória mineira – nossos cumprimentos e votos de constante progresso!
Com agradecimentos,
Neuza de Oliveira Marsicano
Professora e atleta
————————————————————————————————————————————————————-
Participe:
Quer participar do projeto? Basta escrever sua cartinha no formato descrito e enviar para internet@tribunademinas.com.br ou para o WhatsApp (32) 99975-2627 – porque as cartas, como outras formas de comunicação e linguagens, também foram transformadas pela tecnologia.(Ah! Se quiser mandar um vídeo de até 30 segundos, em formato horizontal, se declarando a JF, será um sucesso, fique à vontade!).