Ícone do site Tribuna de Minas

Cartas enviadas a um portador de Alzheimer viram livro

livro alzheimer capa
PUBLICIDADE

O tratamento do marido Alcides inspirou a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora Lucia Helena Cardoso a escrever o livro “Mal de Alzheimer: entre bordados e cuidados”. O lançamento da publicação será nesta quarta-feira (7), às 19h30, no Museu de Arte Murilo Mendes, na Rua Benjamin Constant 790, Centro.

O livro é uma reunião de cartas que a autora escreveu para o marido, mesmo sabendo que ele não leria nem as responderia. Nas correspondências, Lucia Helena narra ao companheiro os aspectos importantes de sua própria existência, os impactos causados pela doença e as mudanças na vida do casal.

PUBLICIDADE

É, também, uma forma de desabafo: a autora, pedagoga, doutora em Educação, professora emérita da UFJF e pioneira de projetos como o CAEd e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Federal, constrói um monólogo de superação e conta sua busca por formas criativas e viáveis de garantir a ele todo conforto do cuidado em domicílio.

PUBLICIDADE

Outro ponto da publicação tem relação com o subtítulo. Com todas as mudanças em sua vida, Lucia Helena arrumou um tempo em sua nova rotina para dedicar-se a se fortalecer física, mental e emocionalmente. Ao lado da psicoterapia, o bordado ganhou lugar de destaque. O talento observado desde a infância e cultivado como hobby ao longo de sua vida transformou-se em atividade terapêutica, liberando a criatividade e influindo nas mudanças processadas ao longo do período em sua própria personalidade.

 

PUBLICIDADE

Mal de Alzheimer: entre bordados e cuidados

Lançamento nesta quarta-feira (7), às 19h30, no Mamm

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile