O Forum da Cultura iniciou na última terça-feira (3) a mostra virtual “Mitologia Yorùbá”, que integra a programação do mês da Consciência Negra. A exposição é uma forma de colaborar para a reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro, segundo a instituição, servindo ainda para lembrar a importância de valorizar toda a riqueza cultural, os costumes e as tradições trazidos pelos ancestrais africanos ao Brasil.
A mostra prossegue até o próximo dia 30, com postagens às segundas, quartas e sextas-feiras, ao meio-dia, nos perfis do Forum da Cultura no Instagram (@forumdaculturaufjf) e Facebook. As peças exibidas fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF e são originárias de Juiz de Fora e dos estados de Pernambuco e da Bahia.
Compostas de materiais variados, como a cerâmica policromada, o metal e o gesso pintado, elas representam divindades africanas que serviram de inspiração ao conjunto de crenças que deu origem ao Candomblé, revisitando a mitologia Yorùbá, que é baseada na vida em harmonia e em comunidade, sem separação entre homens e animais, que até mesmo agem como humanos. O ser supremo dessa mitologia é Olorum, governante do Orun (equivalente ao céu), e Olokun é a mãe e guardiã das memórias ancestrais.