Ícone do site Tribuna de Minas

Espaço Cidade sedia a exposição ‘Giramundo 50 anos’

giramundo funalfa divulgacaodestacada
giramundo funalfa divulgacao
Em cinco décadas de atuação, o Giramundo já montou 36 espetáculos e 1500 bonecos (Foto: Divulgação/ Funalfa)
PUBLICIDADE

Até o dia 14 de setembro, o Espaço Cidade (Paço Municipal) sedia a exposição que conta a história do grupo que é referência musical em teatro de bonecos, o Giramundo, a partir da “Giramundo 50 anos”. As visitas podem acontecer de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e, aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

A exposição apresenta 150 bonecos de títeres e marionetes. São expostos ainda alguns croquis, desenhos, estudos e projetos que fazem parte desses 50 anos do Giramundo. Com isso, a ideia é que seja possível mergulhar no mundo do grupo, a partir de sua história reconstruída em forma de exposição. Essa mostra tem percorrido várias cidades, como forma de comemorar esses anos de atuação. Ela foi estreada em Belo Horizonte, em 2021, e já passou por Pouso Alegre e Montes Claros. Ela conta com curadoria de Marcos Malafaia, patrocínio da Cemig e apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Funalfa.

PUBLICIDADE

O Giramundo foi fundado em 1970, na capital mineira, sendo considerado um dos teatros de bonecos mais antigos do Brasil. Os artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu são os responsáveis pelo nascimento do grupo que, desde o começo, se mostra atento aos cuidados técnicos para a construção tanto dos bonecos quanto dos espetáculos e, além disso, à cultura brasileira. Em cinco décadas de atuação, eles já montaram 36 espetáculos e 1500 bonecos. Atualmente, as experimentações dos bonecos reais se misturam às possibilidades virtuais. As atividades foram ampliadas, ainda, com a abertura de um museu, uma escola e estúdio de animação, além de ter incorporado as criações em produtos como livro, vídeo e brinquedo.

PUBLICIDADE

Para encerrar a mostra em Juiz de Fora, nos dias 13 e 14, o Giramundo apresenta o espetáculo “Alice no país das maravilhas”, a partir das 20h, no Cine-Theatro Central.

Sair da versão mobile