Ícone do site Tribuna de Minas

Festa Alemã começa nesta quinta-feira, com chope e cozinha típica

festa alema
Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schmetterling se apresenta todos os dias na festa (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Chegou a época de ouvir músicas tradicionais alemãs em looping, tomando uma cervejinha, degustando delícias como eisbein, currywurst e apfelstrudel como se todo o cenário fosse de costume. Embora tudo isso seja bem tradicional no Bairro Borboleta, colonizado por alemães que chegaram a Juiz de Fora, estes elementos se reúnem anualmente na maior celebração da cultura germânica na cidade, a Deutsches Fest, ou Festa Alemã do Borboleta, que neste ano vai do dia 5 ao dia 15 de setembro.

Em 2019, o festejo celebra 50 anos da primeira versão da festa realizada por aqui, em 1969. Ao todo e ao longo dos anos, 30 edições não sequenciais foram realizadas, e a deste ano é a 25ª consecutiva realizada pela Associação Alemã de Juiz de Fora, situada no Borboleta, um importante centro de preservação da cultura típica durante todo o ano. Além de realizar eventos como jantares, apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schmetterling e outros, a casa também oferece aulas de alemão, sedia palestras e promove outras iniciativas de fomento e manutenção da tradição alemã.

PUBLICIDADE

A Deutsches Fest é uma grande comemoração deste trabalho contínuo, e a programação, ainda não divulgada na íntegra pela organização, inclui momentos já esperados pelos juiz-foranos que conhecem o festejo, como as olimpíadas folclóricas, com concurso de tomadores de chope em metro, de comedores de salsichão, de chapéu mais enfeitado, arco mais bonito, bierwagen (carro de chope), entre outras modalidades. Todos os dias haverá apresentação de dança com o Schmetterling e alguma de suas oito categorias, além de grupos convidados de outras cidades. O cronograma da festa também prevê apresentações musicais, com a Escola de Música Maldo Gerheim, a Camerata Gustav Reich, o conjunto típico Schmetterling Kapelle, a Banda Típica Alemão Cascudo e o Quarteto Heimatland, entre outros. Em breve, as informações devem estar disponíveis na página da associação (facebook.com/abajf).

PUBLICIDADE

Como ocorre em todas as edições, famílias do Borboleta, estabelecimentos de gastronomia e cervejarias estarão presentes com estandes de comida, bebida e artigos tradicionais durante a festa. No cardápio, é temporada de delícias como joelho de porco (eisbein), wurst (salsicha) de vários tipos, chucrute e sobremesas como apfelstrudel (torta de maçã tipicamente alemã) e claro, torta alemã. As cervejarias estarão presentes com várias torneiras de chopes, inclusive alguns especialmente desenvolvidos para a festa.

Utilidade pública

Pela Lei 12.621, de 9 de julho de 2012, a Deutsches Fest – Festa Alemã tornou-se uma utilidade pública para fins de registro e efeito de proteção e preservação, como bem característico da cultura colonizadora do município. Além disso, o modo de fazer o pão alemão, que veio com a chegada dos imigrantes alemães à cidade, foi registrado como Bem Imaterial de Juiz de Fora, no Decreto Municipal nº 232, de 5 de maio de 2010.

PUBLICIDADE

A festa será realizada na Rua José Lourenço, entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e São Cosme, e em função disso a via estará totalmente interditada até o dia 18. Também devido à festa, algumas ruas terão mão única implantada no período: Rua Tenente Paulo Maria Delage, entre ruas Irmão Menrado e Simão Gabriel Sffeir, neste sentido; Rua Simão Gabriel Sffeir, entre ruas Tenente Paulo Maria Delage e Humberto Menini, neste sentido; Rua Humberto Menini, entre ruas Simão Gabriel Sffeir e Irmão Menrado; Rua Irmão Menrado, entre ruas Humberto Menini e Tenente Paulo Maria Delage, neste sentido.

Sair da versão mobile