Ícone do site Tribuna de Minas

Após quatro décadas, show raro de Raul Seixas em JF é disponibilizado no Youtube

raul seixas
Show de Raul Seixas no I Festival de Rock de Juiz de Fora em 1983. (Humberto Nicolini)
PUBLICIDADE

Em 13 de agosto de 1983, o gramado do Sport Club virou palco do I Festival de Rock de Juiz de Fora com shows de Erasmo Carlos, Raul Seixas, Barão Vermelho, Lobão e muitos outros artistas, alguns já conhecidos e outros que viriam a ser, do cenário do rock brasileiro. As lembranças desse dia ainda ecoam na memória das mais de 10 mil pessoas que estavam na plateia e agora uma parte pode ser revivida pelo Youtube, o show da principal atração, Raul Seixas, que foi disponibilizado no canal do artista na plataforma. O vídeo foi publicado no dia 24 de maio e já conta com quase 120 mil visualizações. 

Apresentado por ninguém menos que Erasmo Carlos, Raul Seixas subiu no palco e cantou clássicos como “Metamorfose Ambulante”, “Rock das Aranha”, “Al Capone”, “Aluga-se”. A gravação dura aproximadamente 30 minutos e o vídeo foi feito por Sérgio Péo, junto com takes coloridos em super 8 filmados por Toninho Buda. Além disso, Sylvio Passos, um dos amigos mais próximos de Raul e responsável pelo maior acervo do cantor, compartilha suas lembranças daquele dia ao lado do ídolo e de Erasmo. “Um belo resgate desse momento singular do I Festival de Rock de Juiz de Fora”, diz ao final do vídeo. 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: Há exatos 40 anos, acontecia a primeira edição do Festival de Rock

PUBLICIDADE

Essa foi a primeira e única vez que Raul Seixas se apresentou em Juiz de Fora. O músico Toninho Buda foi o responsável por trazer o artista à cidade, que estava animado para divulgar o novo álbum “Raul Seixas”. Ele já tinha uma relação com Raul, mas a primeira vez que o conheceu pessoalmente foi neste dia. “Fiz uma camisa com um desenho que representava a música DDI – Discagem Direta Interestelar, e entreguei para ele. Logo depois começamos a cantar junto a música “Sociedade Alternativa”, isso sem dúvidas me marcou muito.” 

Desenho produzido por Toninho e transformado em camisa para entregar ao Raul Seixas. (Aquivo pessoal)

Mesmo com imprevistos, devido a falta de recursos financeiros para pagar o show de Raul e de Erasmo, como conta Toninho, eles subiram no palco – contrariando a vontade dos empresários. “O Raul veio com a banda completa. O maestro Miguel Cifras estava no palco junto com o guitarrista Tony Osanah. Naquela época todo mundo apostava nos festivais de rock, principalmente por se tratar de Juiz de Fora, uma das maiores cidades de Minas que nunca tinha tido um evento desse tipo. Então era interesse de todo mundo participar de um Festival de Rock em uma zona tão importante, tinha um aspecto político muito grande também.” 

PUBLICIDADE
Raul e Toninho cantam juntos “Sociedade Alternativa” durante o show. (Humberto Nicolini)

De bandas juiz-foranas a grandes nomes nacionais  

Idealizado pela Revista Bizzu, criada por Marcos Petrillo, o  I Festival de Rock de Juiz de Fora marcou a história da cidade. Há 41 anos, surgia o festival com a proposta de unir bandas desconhecidas, muitas da região, com grandes nomes do rock nacional.  Coquetel Molotov, Lixomania, Olho Seco, Cólera, Dahal, Toccata, Rogério SkyLab, Beatles Forever, Barão Vermelho, Sangue da Cidade, Lobão, Erasmo Carlos e Raul Seixas, nessa ordem, compunham a lista de artistas a ocupar um único palco naquele dia, dividindo até instrumentos. O festival ainda contou com mais três edições em 1985, 1986, 1989 e 1993, sendo as três primeiras sediadas no Parque de Exposições e a última no Bernardo Mascarenhas. “O Petrillo tinha o sonho de colocar grandes bandas misturadas com as pequenas e esse festival foi exemplo disso. Ele também fez uma vez o Sepultura cantar em Palma, que era a cidade natal dele”, relembra emocionado Toninho, que na época era colaborador da Revista Bizzu e grande amigo de Petrillo.

Sair da versão mobile