Ícone do site Tribuna de Minas

Exposição no Forum da Cultura destaca representações de Nossa Senhora

Triptico de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Madeira policromada Italia Acervo particular
Detalhe da exposicao Azul e teu manto Beanco e teu veu
Propondo uma viagem através da história, memória e cultura, a exposição conta com mais de 30 obras criadas por artesãos brasileiros (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Com nome inspirado em uma canção nascida da fé do povo e que percorre gerações, a exposição “Azul é teu manto, branco é teu véu” entra em cartaz no Forum da Cultura da UFJF e integra a programação da  22ª Semana Nacional dos Museus, com o tema central “Museus, educação e pesquisa”. A mostra segue até o dia 29 de maio, com visitações gratuitas, de segunda a sexta, das 10h até às 19h.

Propondo uma viagem através da história, memória e cultura, a exposição conta com mais de 30 obras criadas por artesãos brasileiros, representando diferentes manifestações de Maria, inspiradas em relatos de suas aparições. “Azul é teu manto, branco é teu véu” promete, ainda, reflexões sobre o patrimônio religioso, sua preservação e a representação do feminino na iconografia da arte sacra brasileira.

PUBLICIDADE

As peças, de porcelana, gesso, madeira, resina, entre outras matérias-primas, reforçam a conexão do público com a figura da mãe, no Cristianismo, representada por Maria. Entre essas obras, oriundas de diferentes cidades, como Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), São João del-Rei (MG), Mariana (MG), além de uma da Itália, as representações da Nossa Senhora da Conceição se destacam. A riqueza de detalhes conquistam e despertam sensações.

PUBLICIDADE
Imagem da Nossa Senhora Aparecida feita em saco de aniagem (Foto: Divulgação)

Estatutárias de N. Sra. da Conceição, trabalhadas pelo artista mineiro Jorge Cruz com o uso de cerâmica, carregam a pureza de tal figura. Optando por deixar os olhos das santas com tinta a óleo e as outras partes com tinta fosca, o artista conseguiu trazer um brilho especial no olhar da obra. 

Criada pelo artista Expedito, a imagem da Nossa Senhora Aparecida, feita em saco de aniagem, também cativa atenção, reforçando as inúmeras possibilidades artísticas de cada região do país.

PUBLICIDADE

Seguindo as representações, o público poderá conferir, também, a pintura “Madona”, de 1978, que traz vivacidade a partir de suas cores e traços. Sua identidade visual é marcante com elementos e referências da artista plástica Nice Nascimento Avanza, autora da obra. 

Na exposição, figuras do catolicismo são simbolizadas, algumas com representações diferentes das tradicionais. “Azul é teu manto, branco é teu véu” promete trazer arte popular de forma natural, intensa e repleta de inspiração, independentemente de suas crenças.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile