Ícone do site Tribuna de Minas

Cidade celebra Mês da Consciência Negra com extensa programação

PUBLICIDADE

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a cidade abrigará, até o dia 30 deste mês, uma extensa programação cultural, com entrada gratuita. A palestra Conselho de promoção da igualdade racial, ministrada por Sérgio Pedro da Silva, secretário-executivo do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e o show de Sandra Portella e Bateria de Mulheres fazem parte da abertura oficial – agendada para sexta, dia 16, no Cine Theatro-Central, às 19h. Mas hoje o público juiz-forano já tem atividade garantida. A partir das 9h, o médico Carlos Campos faz uma dobradinha com a porta-bandeira Alcione Cristina na palestra Inserção social através do samba, no Esporte Clube São Carlos.

Entre as opções oferecidas, destacam as mostras 8ª Expo-Afro Abassá Ya-Oyá-Ynguerecy e Mãos que falam, abertas na terça, dia 13, às 20h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, em cartaz até o dia 27 de novembro. Nos mesmos dia e horário, os leitores da cidade terão a oportunidade de participar da Noite de autógrafos, com autores de livros sobre o negro em Juiz de Fora, publicados com apoio da Lei Murilo Mendes. Para quem gosta de grafite, música, gastronomia, capoeira, artesanato, oficinas de cabelo, literatura e apresentações de entidades afro, no sábado, dia 17, isso tudo estará reunido na Praça da Estação, entre 14h e 19h.

PUBLICIDADE

O samba vai dar o tom musical das celebrações com o show da velha guarda da bateria da Mangueira. Ritmistas, pastoras, passistas e os intérpretes Rody e Tantinho da Mangueira prometem fazer o público se render aos encantos do ritmo de raízes africanas, no dia 24, a partir das 20h, na Praça da Estação. Antes, às 19h, Flavinho da Juventude, faz as honras da casa. Completando a lista de atrações, entrega de troféus e medalha, passeata, exibição de filmes, missa e debates contribuirão para registrar a data dedicada a refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A realização é do Conselho Municipal para a Valorização da População Negra, com apoio da Funalfa.

Sair da versão mobile