Um belo sobrado na Rua Mariano Procópio, 478, que passou anos fechado e aramado, agora está aberto e cheio de vida, sediando o novíssimo Espaço Ziriguidum, que abre ao público neste sábado (5), a partir das 12h, com uma intensa programação cultural: shows, exposição de arte, espaço criativo para produção cultural e tecnológica, o bar Beberico, estúdio de tatuagem com os artistas Bruna Rodrigues, Caio Spindola e Tubarão e a agência Mistura Comunicação.
A iniciativa é do grupo formado por Arthur Brunelli (publicitário), Betânia Bertelli (jornalista), Isabela Gouvêa e Letícia Altomare (arquitetas) e Tawan Victor (engenheiro de software). “Eu e Betânia sempre comentávamos que Juiz de Fora precisava de um ponto que unisse cultura e tecnologia. Sempre sonhei com um espaço democrático para receber pessoas de diferentes lugares e histórias”, conta Arthur.
Manter a estética da casa foi prioridade na hora da reforma pelas arquitetas Letícia e Isabela. “Nós pensamos em todos os detalhes, respeitando a estrutura e a história da casa. Fizemos o reforço necessário, mantivemos os cômodos e revitalizamos sem descaracterizar”, explica Letícia.
“A conservação desta casa é nosso maior objetivo. Apesar de não ser tombada, é uma casa que merece ser preservada. São muitos anos de história”, complementa Isabela.
No primeiro final de semana, no sábado, o DJ ZappaZ toca forró, enquanto rola a Uai feira e será aberta a exposição de arte “Sonhos e Quimeras”, da artista juiz-forana Jurassol, que fica em cartaz por um mês.
“Pensar em um local que une tudo em um único lugar, em um ponto de fácil acesso e com possibilidade de criar muitas coisas legais é simplesmente incrível. Nosso desejo é que este espaço seja parte da história da nossa cidade, mas principalmente, um lugar de memórias boas aos que frequentarem”, torce Betânia.
O espaço tem, ainda, quatro salas disponíveis para empreendedores locais, além de uma sala de reunião para locação por hora e um estúdio para fotos, vídeos e podcasts.
Serviço
Espaço Ziriguidum
Rua Mariano Procópio, 478, Mariano Procópio
De segunda a sexta, das 17h à meia-noite; sábado, de meio-dia à meia-noite; e domingos, das 12h às 20h.
Entrada franca