Ícone do site Tribuna de Minas

Trajetória da banda Beatles Forever ganha documentário

Beatles forever
Concerto de fim de ano da banda Beatles Forever já é clássico juiz-forano no Natal (Foto: Marcelo Ribeiro)
PUBLICIDADE

O que pode ser mais juiz-forano do que cultivar o hábito de, no Natal, assistir ao clássico concerto de fim de ano da banda Beatles Forever, no Cine-Theatro Central, esses dois emblemas da cidade?

O professor de geografia do Instituto Federal (IF) do Sudeste de Minas Gerais, Ciro de Sousa Vale, cultivou o hábito de ir a esses concertos com o irmão, Sérgio, que faleceu em 2008. O amor aos Beatles, ao irmão e à banda que tem 43 anos de serviços prestados ao rock´n´roll foram a motivação para realizar o documentário “Para Sempre Beatles Forever”, que tem première na quinta (5), às 19h, na sede do IF, no bairro Fábrica, com direito à show da banda.

PUBLICIDADE

“A ideia partiu do Ciro e, a princípio, achei que seria algo bem simples, mas levamos um ano fazendo. Foi muto bacana o reconhecimento, ficamos muito felizes. Recolhendo os depoimentos, relembramos muitas coisas, fizemos uma viagem no tempo, como crescemos e evoluímos musicalmente. Percebemos que tocamos as pessoas, não é só um conjunto que toca cover, tem algo importante atrás disso. Foi muito emotivo”, conta Chico Forever, 60 anos.

PUBLICIDADE

O documentário é fruto de um projeto de extensão do IF e começou a ser produzido no primeiro semestre de 2023. “Conheci os Beatles por meio de meu irmão, ainda na juventude, em meados dos anos 1980, em discos de vinil. Já no final dos anos 1990, comecei a frequentar os concertos de Natal da banda Beatles Forever e fiquei impressionado como os músicos de Juiz de Fora interpretavam as canções com tanta fidelidade, seja em relação aos arranjos, aos instrumentos e aos timbres, muito parecidos.

Equipe do documentário se reúne no Cine Theatro Central (Foto: Divulgação)

Ir ao Cine-Theatro Central com meu irmão para prestigiar os Beatles Forever se tornou um programa sagrado no dia 25 de dezembro. Saíamos de lá sempre extasiados, e isso nos unia muito.

PUBLICIDADE

No concerto de 2022, saí do Central com uma vontade enorme de homenagear à banda, na certeza de que a história dos Beatles Forever merece todo nosso carinho e reconhecimento”, conta o professor beatlemaníaco.

O trabalho é para celebrar como a banda tem elevado o nome de Juiz de Fora. “Eles criam um sentimento de pertencimento e identidade. É difícil ver, no Brasil, uma banda que esteja na ativa há tanto tempo, com pelo menos 50% de sua formação original. Eles merecem essa reverência. Cantam pelo amor aos Beatles e ensinam muitas gerações a conhecerem a obra da icônica banda inglesa. É um trabalho de “catequese”, como disse um dos nossos entrevistados no documentário”, resume o diretor.

PUBLICIDADE

Dez pessoas trabalharam na produção do documentário, e mais de 20 entrevistas foram realizadas, com ex e atuais integrantes da banda, fãs, músicos, jornalistas e pessoas envolvidas com o grupo.

Serviço
Documentário “Para Sempre Beatles Forever” e show com a banda
Quinta-feira (5), a partir das 19h
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Juiz de Fora (Rua Bernardo Mascarenhas 1.283, Fábrica)
Entrada franca

Sair da versão mobile