O Mamm promove o lançamento, nesta quinta-feira, de dois livros com um tema em comum: a poesia. As duas publicações, porém, seguem caminhos distintos, com “Destruído está este coração”, de Ulisses Belleigoli, exibindo para o mundo os sentimentos do escritor em seu trabalho de estreia, enquanto “A poética de Desver de Manoel de Barros”, de Aline Rodrigues, realiza uma análise dos poemas do escritor mato-grossense, que morreu em 2014 aos 97 anos. O evento está marcado para as 19h.
Ulisses Belleigoli estreia no universo literário a partir do processo de destruição para a construção do novo, mesmo que num sentido metafórico. “Destruído está este coração” surgiu em 2014 dos “escombros” de “Destrua esse diário”, livro de Keri Smith em que o leitor é incentivado a interagir de forma mais intensa com a publicação, mesmo que destruindo-o literalmente. O que foi um prato cheio para Ulisses, que preferiu intensificar um costume que possui em relação aos seus livros. “Eu gosto de ser escritor, mas gosto mais de ser leitor. Tenho uma coisa de individualizar os livros, de rabiscar, deixar anotações. Para mim, essa coisa da destruição tinha mais a ver com as palavras do que destruir o livro fisicamente. Afinal, as palavras podem ser tão destruidoras quanto as ações”, filosofa.
A influência do conceito foi tão intensa que o livro, que ganhou de presente de uma amiga, foi “reescrito em aproximadamente uma semana. “O original chega a ter alguma influência, porque muitas vezes o poema tinha a ver com a inscrição que estava na página onde foi escrito”, explica Belleigoli, que mostrou o resultado para a editora, Maria Bitarello, que propôs lançar o trabalho pela sua editora. Em seu livro, Ulisses prefere não definir um interlocutor exato. “Acredito que ele é endereçado a um possível amante imaginário, tendo um pouco de humor, saudade, amor, entre outros sentimentos. O amor, aliás, é universal, independente de gênero e sexualidade”, define.
Aline Ribeiro, por sua vez, busca analisar com uma leitura moderna os poemas de Manoel de Barros. O objetivo de “A poética de Desver de Manoel de Barros” é oferecer ao leitor elementos que permitam uma maior relação do leitor com a obra do poeta nascido em Cuiabá em 1916, resultando em uma nova visão de mundo inspirada pela obra barrosiana.
“DESTRUÍDO ESTÁ ESTE CORAÇÃO”, DE ULISSES BELLEIGOLI
“A POÉTICA DE DESVER DE MANOEL DE BARROS”, DE ALINE RODRIGUES
Lançamento nesta quinta-feira, às 19h
Mamm
(Rua Benjamin Constant 790)