A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), está com inscrições abertas para o 1º Prêmio da Capoeira de Juiz de Fora. O prêmio, que distribuirá um total de R$ 50 mil, visa reconhecer e fortalecer a capoeira na cidade, incentivando projetos que contribuam para a preservação dessa importante manifestação cultural. Cada projeto contemplado receberá R$ 2.500. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.
As inscrições, que se encerram às 23h59 do dia 20 de junho, devem ser feitas exclusivamente por meio de um formulário eletrônico específico. Podem se inscrever mestres, contramestres, professores, treinéis e instrutores de capoeira residentes em Juiz de Fora, com idade mínima de 18 anos e comprovação de residência nos anos de 2023 e 2024.As inscrições podem ser feitas de forma individual ou coletiva. É necessário comprovar a atuação na capoeira e residência na cidade.
Para esclarecimento de dúvidas ou auxílio no preenchimento do formulário, os interessados podem se dirigir ao Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac) na sede da Funalfa, localizada na Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld, no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, mediante agendamento pelo telefone (32) 3212-2419 ou pelo e-mail dmpac.funalfa@gmail.com. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Funalfa.
A capoeira é uma expressão cultural que combina música, dança, esporte e tradições afro-brasileiras, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde 2014, a Roda de Capoeira é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Em Juiz de Fora, o Dia Municipal da Capoeira é celebrado em 30 de setembro, e esforços estão em andamento para registrá-la como Patrimônio Municipal.