Ícone do site Tribuna de Minas

‘Uma prova de coragem’ estreia nos cinemas nesta semana

Uma prova de coragem
PUBLICIDADE

Estreia nos cinemas brasileiros, nesta quinta-feira (4), o filme “Uma prova de coragem“, baseado na história real do ex-atleta sueco Mikael Lindnord e sua relação com o cachorro vira-lata Arthur. Dirigido por Simon Cellan Jones, o elenco é formado por Mark Wahlberg, Simu Liu, Juliet Rylance, Nathalie Emmanuel, Ali Suliman e Paul Guilfoyle. O longa é baseado no livro de memórias escrito por Mikael, ainda não lançado no Brasil, “Arthur: o cachorro que cruzou a selva para encontrar um lar”, em tradução livre.

Mikael Lindnord, em “Uma prova de coragem”, vira Michael Light, interpretado por Mark Wahlberg. O filme acompanha a história do capitão de uma equipe sueca de atletismo de aventura que enfrenta uma prova de 400 milhas na República Dominicana. Na história real, a prova foi feita no Equador: inspiração livre.

PUBLICIDADE

Michael e sua equipe querem vencer de qualquer forma o campeonato, que envolve, entre todos os sufocos, passar fome, frio e viver as maiores adversidades do tempo no meio da montanha e da água. Isso tudo porque, além de tudo, trata-se da última prova de Michael, que decide viver tudo isso antes de se aposentar de vez.

PUBLICIDADE

Veja fotos de ‘Uma prova de coragem’

<
>
(Foto: Diamonds Films/ Divulgação)

No meio do caminho, uma surpresa: um cachorro vira-lata começa a acompanhar o grupo. A intimidade entre o animal e Michael começa quando ele tenta alimentar o cão com uma almôndega. O carinho se estende e é vivido durante toda a trilha. O cachorro acaba por, também, passar por todas aquelas adversidades do ambiente. Essa coragem toda, misturada com sua elegância, faz com que ele ganhe o nome de um rei, Arthur.

Depois de subir toda a trilha, a próxima etapa da competição era a prova de canoagem. Até então, Arthur foi liberado pelos organizadores a acompanhar o trajeto. Neste momento, no entanto, o indicado foi que o cachorro não os acompanhasse na água, já que era um dos momentos com mais dificuldade física. Apesar de uma dura decisão, o grupo, liderado por Michael Light, acata o comando. Quem não acata é Arthur, que se joga na água e nada bem ao lado do bote dos seus, então, amigos escolhidos. A equipe decide colocar o cão a bordo para terminar a prova, uma mescla de sorte com cuidado.

PUBLICIDADE

Em vários momentos de “Uma prova de coragem”, fica nítido que Arthur nutria real amizade pela equipe. Ele, em diversas passagens, parece querer protegê-los das adversidades, e fica ao lado de todos nas situações mais difíceis. É por isso que, depois de concluir a prova e chegar em 12º lugar, com Arthur ao lado, Michael não consegue voltar para a Suécia e deixar seu novo companheiro para trás. O que faz com que uma nova missão se apresente.

Arthur, nessa altura, já estava todo machucado. Além disso, levar um cachorro de um país a outro não é fácil. Michael tem até medo da possibilidade de ele morrer no translado, o que faz com que decida, primeiro, cuidar do cão na República Dominicana e, só depois, voltar a sua casa. Uma comoção generalizada tomou conta do caso, inclusive dentro dos governos dos países envolvidos (a Suécia e o Equador, onde, de fato, a corrida aconteceu), depois de fotos do cachorro com a equipe viralizarem. Tudo isso facilitou o processo e, então, Arthur foi para Örnsköldsvik viver com sua nova família.

PUBLICIDADE

O cachorro Arthur morreu em 2020, e a situação, na época, também comoveu aqueles que acompanharam toda a trajetória, que começou em 2015.

Viver ‘Uma prova de coragem’

“Uma prova de coragem” traz várias adaptações da história real, além da mudança de nomes e da locação. Mas tudo isso aconteceu com o aval de Mikael Lindnord, que ajudou no roteiro e até a encontrar o ator que o viveria nas telonas.

O ex-atleta, inclusive, usou suas redes sociais para falar sobre o filme. Escreveu, em uma postagem com sua foto e do cachorro: “‘Arthur, o rei’ (como é o nome do filme em inglês) é uma carta de amor para você. Milhões e milhões de pessoas saberão o teu nome… e com isso muitos Arthur vão ganhar um novo lar definitivo e uma família que os ama. É por isso que você me escolheu. É por isso que Mark, Simu, Nathalie, Ali, Juliet, Rob e o resto do elenco e equipe colocaram o seu coração e alma para contar a tua história para milhões de pessoas”.

PUBLICIDADE

Em nota divulgada no site oficial, a Diamond Films explicou como foi escolher o cachorro que viveria Arthur. A instrutora principal, Mathilde De Cagny, como informam, disse que escolher um animal para contracenar em um filme baseado em histórias reais pode ser ainda mais difícil que escolher atores. “O animal deve ser da mesma raça e idade, bem como ter uma personalidade similar ao animal ‘real’. O detalhe mais importante é que o cachorro coincida com a essência da obra. As raças puras são mais fáceis de encontrar.” Para este papel, a escolha foi a raça airedale terrier, similar à de Arthur.

“Embora não estivesse treinado, era um cão brincalhão, inteligente e carinhoso, todas as qualidades esperadas para o adestramento. (…) Em um filme de ação com animais, não se trata somente de ligar a câmera e dar instruções. O animal deve ser capaz de comunicar uma série de emoções. Para contar essa história, felizmente, a escolha de Mathilde foi acertada em todos os sentidos possíveis”, segue a nota.

Já ao site “Aventuras na História”, o protagonista e produtor de “Uma prova de coragem”, Mark Wahlberg, disse que esse é um dos filmes mais inspiradores dos quais participou. “Assim que li o roteiro, soube que este não seria apenas um filme de ação sobre uma corrida. Encontrei o Michael Light da vida real antes da produção do filme, e ele me contou que era um homem muito focado e obstinado a vencer a corrida, e como tudo mudou quando encontrou Arthur e precisou fazer uma escolha. Acredito que muitos pais vão querer que seus filhos assistam a este filme por conta de sua mensagem. É uma história que vai inspirar muitas pessoas e mostrar como um encontro inesperado pode mudar sua vida para melhor para sempre.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile