Ícone do site Tribuna de Minas

Inscrições gratuitas para oficinas da Mostra de Cinema de Tiradentes vão até esta sexta

oficina cinema tiradentes
PUBLICIDADE

O dia seguinte à abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes (19 de janeiro) marca o início das oficinas de cinema, que, neste ano, contam também com opções para o público infantojuvenil que já demonstra interesse por aprender cinema. A mostra tem o intuito de promover o desenvolvimento da formação e capacitação técnica de novos cineastas, atores, produtores e demais agentes do audiovisual, por isso todas as oficinas são oferecidas gratuitamente. As inscrições podem ser feitas pelo endereço universoproducao.com.br/inscricoes até esta sexta-feira, 5, sendo que é permitida apenas uma inscrição por pessoa.

Ao todo, 10 oficinas foram organizadas, totalizando 225 vagas, com o máximo de 20 a 35 participantes em cada. Das seis oferecidas ao público acima de 18 anos, três são destinadas à atuação – com enfoque em atores e direção de atores, são elas: Atuação no cinema realista com Renan Rodovida, Direção de atores com Eduardo Bordinhon e Do ator ao personagem – A produção de elenco no audiovisual, com a instrutora Alessandra Tosi.

PUBLICIDADE

A fim de trabalhar com a captação de recursos para realização de cinema, Guilherme Fiúza Zenha e Júlia Nogueira vão ofertar a oficina Elaboração e Financiamento de projetos audiovisuais. Gustavo Padovani traz um viés atento as novas possibilidades de mercado para o cinema com a oficina Introdução a projetos audiovisuais multiplataformas.

PUBLICIDADE

A tradicional “Oficina do Bigode”, como é chamada a oficina de Realização em Curta Digital pelo instrutor Luiz Carlos Lacerda, faz com que os alunos tenham uma visão geral de como se fazer um curta-metragem. Além de passarem por todas as etapas de produção do processo, a intenção é que cada um faça parte de uma equipe e saia da oficina com a oportunidade de realizar seu próprio curta.

Para o público infantojuvenil, Guto Aeraphe oferece as oficinas Caixa criativa dos escritores e Dramaturgia em 360 Graus – O desafio da narrativa em todas as direções. A primeira tem o intuito potencializar a criação de narrativas dramáticas para romances, peças de teatro e roteiro de cinema ou TV em jovens de 17 a 20 anos. A segunda é voltada para jovens a partir de 15 anos e abrange conceitos técnicos e teóricos para a construção, produção e gravação de vídeos com tecnologia imersiva de 360 graus.

PUBLICIDADE

Cinema e artes plásticas – histórias de sombras, ministrada por Dani Penna, destinada a adolescentes de 12 a 14 anos, trabalha com teatro de sombras. Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto são os instrutores da oficina Por trás da câmera, com o objetivo de fazer com que jovens de 14 a 18 anos tenham a oportunidade de praticar as etapas de produção do cinema, da concepção do roteiro até as últimas etapas de finalização de um filme.

A carga horária e data das oficinas variam de acordo com o propósito de cada uma delas, e os certificados serão concedidos a quem tiver registrado no mínimo 80% de frequência.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile