A banda juiz-forana Chapeleiro Maluco, formada por Felipe Vargas (vocalista), Ygor Mattos (baixista) e Olavo Alma (baterista), possui uma década de estrada e oito anos desde que começou a se especializar em covers. Neste ano, o grupo trabalha no primeiro álbum autoral, “Cosmodélicos”: um projeto que é a junção do universo pop, bastante explorado por eles, com o rock. Uma mistura que resultou no ritmo do pop abraçando a psicodelia. A primeira música já está disponível nas plataformas digitais, “Airon-uana-funo-bari”, lançada como single em agosto.
Ao ser questionado sobre a origem da criação do álbum “Cosmodélicos”, o baixista Ygor Mattos brincou que o projeto é “um trabalho indefinido, que só existe no cosmos”, ironizando o fato de que este lançamento é muito novo e está na fase inicial de adaptação e experimentação. Ele, por outro lado, garante que este é um projeto que tem grandes perspectivas para um futuro próximo.
“A música ‘Airon-uana-funo-bari‘ vem dando o primeiro passo nesse projeto que futuramente temos, sim, a intenção de transformar em um álbum e estamos definindo as próximas datas de lançamento.” Ygor ainda conta que o projeto surgiu da necessidade da banda de ter um lançamento autoral, algo que imprimisse uma marca em uma criação própria.
“Esta primeira canção foi criada reunindo todos os elementos que temos como influências. Misturando a nossa veia de clássicos do rock, com grandes hits do pop que passeiam em nossas playlists de shows, como Coldplay, Imagine Dragons, Bruno Mars, Pink Floyd, Maroon 5, entre outros grandes artistas”, afirma o baixista sobre o single. A música vem sendo trabalhada desde o início do ano. A gravação foi feita no estúdio Sonidus, com produção de Caio Luke.
Sobre o futuro, Ygor admite que o foco principal são os lançamentos autorais, “fazendo o trabalho alcançar o maior número de pessoas possíveis”. Inclusive, um clipe de “Airon-uana-funo-bari” está sendo produzido e deve ser lançado em breve.
Paralelamente a este projeto autoral, ainda em fase de construção, a banda continua focada nos shows do próximo ano, novidades para o repertório e novas performances, mantendo o ritmo contagiante e animado que sempre foram a marca registrada da Chapeleiro Maluco.
Sobre a Chapeleiro Maluco
A Chapeleiro Maluco iniciou no mundo dos covers no ano de 2016, quando apresentou o especial Coldplay & Oasis, show que se consolidou como o primeiro tributo da banda. Tempos depois, a Imagine Dragons conquistou o sucesso mundial com seus hits, criando na banda juiz-forana a necessidade de apresentar estes sucessos em seus shows, tornando-se a primeira banda a prestar este tributo no Brasil. Atualmente, as apresentações dedicadas a Coldplay e a Imagine Dragons seguem sendo a atração principal da banda juiz-forana.
*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy