Ícone do site Tribuna de Minas

Mostra ‘Deu Preto na Memória’ é prorrogada até 31 de dezembro

Deupretonamemorio PJF DIVULGACAO
As cenas que compõem a mostra evidenciam a presença negra em momentos de celebração, em seus convívios sociais, em seus ofícios e em momentos de lazer (Foto: PJF/Divulgação)
PUBLICIDADE

Composta a fim de dar visibilidade ao povo preto que ajudou a construir a história e a identidade da cidade de Juiz de Fora, a exposição fotográfica “Deu Preto na Memória” foi prorrogada e ficará em cartaz até o dia 31 de dezembro. A mostra está sediada no Espaço Cidade no Paço Municipal, no Parque Halfeld, e tem visitação gratuita e livre para todos os públicos. O espaço está aberto aos visitantes, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

Por meio de nota encaminhada à imprensa, o fotógrafo Fabio Domingues, que divide a curadoria da exposição com Selmara Balbino, explica que as imagens que fazem parte do projeto foram selecionadas entre mais de 450 fotografias cedidas por famílias que atenderam a uma convocatória lançada pela Funalfa.

PUBLICIDADE

Segundo ele, são cenas que evidenciam a presença negra em momentos de celebração, em seus convívios sociais, em seus ofícios, em momentos de lazer. A imagem mais antiga data de 1926, e o recorte temporal vai até o fim da década de 1970. Dessa forma, “Deu Preto na Memória”, viabilizada com patrocínio do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac), apresenta ao público cinco décadas de memórias da população negra na cidade. “Deu Preto na Memória” é parte da Agenda Novembro Negro, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

PUBLICIDADE

Visitas guiadas e QR-Code

Grupos e escolas podem solicitar visitas guiadas à mostra. O atendimento é gratuito, e o agendamento deve ser feito pelo telefone (32) 3212-1272. Com o objetivo de ampliar o alcance da ação, a Funalfa também lançou um catálogo virtual, que pode ser acessado por QR-Code

Leia mais sobre cultura aqui

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile