Ícone do site Tribuna de Minas

Roda tradicional de capoeira celebra 20 anos com evento aberto ao público

RODA DA FEIRA 2013
Atividade recebe capoeiristas de toda a cidade (Foto: Roda da Feira / Divulgação)
PUBLICIDADE

Realizada semanalmente, a Roda da Feira completa 20 anos de atividade em Juiz de Fora. A praça Negro Theóphilo Vitorino Braga, local em que ocorrem os encontros, recebe o evento neste domingo (3), às 10h. Aberta ao público e gratuita, a programação inclui samba de roda, dança do maculelê, uma homenagem por meio do canto de parabéns com músicas específicas e distribuição de bolo. 

A Roda da Feira preserva a memória negra e dos antigos capoeiristas, de acordo com a direção. Formada por diversos capoeiristas da cidade, as atividades ocorrem sob organização dos mestres Kakinho, Paulo Elias e Ricardo. O objetivo é promover e reconhecer a importância da cultura em espaço público, realizando atividades e manifestações culturais que promovam a igualdade racial e o combate ao racismo, conforme a organização do evento. 

Os mestres afirmam que o público pode esperar uma celebração expressiva da capoeira enquanto cultura popular e tradicional, com muita alegria e reencontro de amigos para festejar. 

PUBLICIDADE

Duas décadas de trajetória

Guiados pelos fundamentos de igualdade, respeito e disciplina, a atividade recebe capoeiristas de toda a região. A Roda da Feira surgiu com uma roda particular que tinha o objetivo de divulgar o trabalho de capoeira de uma região próxima da praça e depois se expandiu para a população. Os organizadores mencionam que ela articula com diversas questões sociais, como a inclusão, a promoção da cultura afro-brasileira, o fortalecimento da identidade e a resistência cultural.

Encontros da roda ocorrem aos domingos (Foto: Roda da Feira / Divulgação)

Segundo os mestres Kakinho, Paulo Elias e Ricardo, a transmissão de saberes da capoeira para gerações ocorre por meio da valorização da história e da cultura, adaptando a forma de ensino para diferentes idades e contextos, o que transforma a prática em uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal. A Roda da Feira, que carrega influências da capoeira Angola e capoeira regional, está em busca de um futuro cada vez mais promissor, conforme os organizadores. 

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

PUBLICIDADE

Serviço

Comemoraçaõ de 20 anos da Roda da Feira

Data: 03/08 (domingo)
Horário: 10h às 12h
Local: Praça Negro Theóphilo Vitorino Braga (Avenida Garibalde Campinhos, 104 – Vitorino Braga)
Entrada franca

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile