Neste domingo (7), o Moinho Zona Norte sedia a apresentação do musical “Entre dois santos”, da companhia norte-mineira de teatro A Trupe. O espetáculo ressalta ícones da resistência negra e popular de Minas Gerais, como Maria do Batuque e Antônio Dió. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 17h.
“Entre dois santos” tem como cenário o curso mineiro do Rio São Francisco, que, por si só, traz uma série de histórias reais e ficcionais que construíram a jornada da população e da cultura geraizeira, como são chamados aqueles que vivem nessa região do cerrado brasileiro. É por esse motivo que os dois personagens são centrais na construção da história do musical.
Maria do Batuque foi reconhecida como patrimônio da cultura popular pelo governo brasileira em 2008, e é ainda filha de Dona Ernestina Francisca Cardoso, citada em poemas de Guimarães Rosa. Ela é personagem histórica na trajetória de luta feminina, sobretudo nesta região, e morreu no último ano, aos 94 anos. Já Antônio Dió é considerado um “Lampião” do norte mineiro, e foi essencial na sobrevivência de diversos quilombos instalados nos arredores do Rio São Francisco.
O musical conta suas histórias de forma a registrar, ainda, as tradições populares da região e a importância tanto de Maria do Batuque quanto de Antônio Dió na construção da memória do povo negro de Minas Gerais. A cenografia caminha em paralelo a isso: com elementos visuais que promovem interação estética convidativa no uso das multilinguagens sobre o palco. As intervenções conversam, inclusive, com outras obras escritas que falam sobre o curso e a história do Rio São Francisco.
Quem faz “Entre dois santos”
A concepção e direção são assinadas pelo teatrólogo e produtor cultural Ricardo Simões, enquanto o texto é de Hérylton Machado. A protagonista é vivida por Vanessa Gaia, que também interpreta a “Mulher do Sapo Cururu”. Zá Di Calu interpreta Jerônimo; Emerson Aquino, Manezin; Hérylton, “O Caboblo do Rio”, Manin e “Tone Dó”; e Ricardo Simões, João Congo e “Rio”. Além deles, “Entre dois santos” conta com a participação dos brincantes do Boi Bumbá de São Romão, conduzido por Amilton Pereira da Silva, um dos herdeiros da tradição liderada por Dona Ernestina e sua filha, Maria do Batuque.
Sobre A Trupe
A Trupe foi fundada em 1999 e atua com o foco na difusão da cultura do norte de Minas Gerais, com atividades teatrais, de formação, além de colaborações com o intuito de promover a conscientização sobre a relevância da cultura popular. Eles já encenaram peças como “A morte do Amadeu” e “O caxeiro e a flor”.
Serviço
Musical “Entre dois santos”, d’A Trupe
Domingo (7), às 17h
No Moinho Zona Norte (Avenida Juscelino Kubitschek 900 – Francisco Bernardino)
*O espetáculo mudou de local. Anteriormente, a organização tinha informado que a apresentação aconteceria na Praça CEU, às 10h. Após mudanças, a apresentação acontecerá no Moinho, às 17h.