Ícone do site Tribuna de Minas

‘Entre dois santos’ é apresentado em JF neste domingo

Entre dois santos
Entre dois santos
Musical conta a história de Maria do Batuque e Antônio Dió, importantes nomes do norte de Minas Gerais (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Neste domingo (7), o Moinho Zona Norte sedia a apresentação do musical “Entre dois santos”, da companhia norte-mineira de teatro A Trupe. O espetáculo ressalta ícones da resistência negra e popular de Minas Gerais, como Maria do Batuque e Antônio Dió. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 17h.

“Entre dois santos” tem como cenário o curso mineiro do Rio São Francisco, que, por si só, traz uma série de histórias reais e ficcionais que construíram a jornada da população e da cultura geraizeira, como são chamados aqueles que vivem nessa região do cerrado brasileiro. É por esse motivo que os dois personagens são centrais na construção da história do musical.

PUBLICIDADE

Maria do Batuque foi reconhecida como patrimônio da cultura popular pelo governo brasileira em 2008, e é ainda filha de Dona Ernestina Francisca Cardoso, citada em poemas de Guimarães Rosa. Ela é personagem histórica na trajetória de luta feminina, sobretudo nesta região, e morreu no último ano, aos 94 anos. Já Antônio Dió é considerado um “Lampião” do norte mineiro, e foi essencial na sobrevivência de diversos quilombos instalados nos arredores do Rio São Francisco.

PUBLICIDADE

O musical conta suas histórias de forma a registrar, ainda, as tradições populares da região e a importância tanto de Maria do Batuque quanto de Antônio Dió na construção da memória do povo negro de Minas Gerais. A cenografia caminha em paralelo a isso: com elementos visuais que promovem interação estética convidativa no uso das multilinguagens sobre o palco. As intervenções conversam, inclusive, com outras obras escritas que falam sobre o curso e a história do Rio São Francisco.

Quem faz “Entre dois santos”

A concepção e direção são assinadas pelo teatrólogo e produtor cultural Ricardo Simões, enquanto o texto é de Hérylton Machado. A protagonista é vivida por Vanessa Gaia, que também interpreta a “Mulher do Sapo Cururu”. Zá Di Calu interpreta Jerônimo; Emerson Aquino, Manezin; Hérylton, “O Caboblo do Rio”, Manin e “Tone Dó”; e Ricardo Simões, João Congo e “Rio”. Além deles, “Entre dois santos” conta com a participação dos brincantes do Boi Bumbá de São Romão, conduzido por Amilton Pereira da Silva, um dos herdeiros da tradição liderada por Dona Ernestina e sua filha, Maria do Batuque.

PUBLICIDADE

Sobre A Trupe

A Trupe foi fundada em 1999 e atua com o foco na difusão da cultura do norte de Minas Gerais, com atividades teatrais, de formação, além de colaborações com o intuito de promover a conscientização sobre a relevância da cultura popular. Eles já encenaram peças como “A morte do Amadeu” e “O caxeiro e a flor”.

Serviço
Musical “Entre dois santos”, d’A Trupe
Domingo (7), às 17h
No Moinho Zona Norte (Avenida Juscelino Kubitschek 900 – Francisco Bernardino)

PUBLICIDADE

*O espetáculo mudou de local. Anteriormente, a organização tinha informado que a apresentação aconteceria na Praça CEU, às 10h. Após mudanças, a apresentação acontecerá no Moinho, às 17h.

Sair da versão mobile