O Museu Ferroviário irá receber uma roda de samba para homenagear o “Mês do Trabalhador” neste sábado (4). São 20 integrantes do grupo Batuquedelas, um projeto formado majoritariamente por mulheres da música, que vão comandar a roda, que terá entrada franca e livre para o público. O evento acontece no endereço Avenida Brasil 2001, Centro, a partir das 14h, e também tem estacionamento gratuito para o público.
A coordenadora do grupo, Fabrícia Valle, conta que a ideia do projeto é trazer sambas e pagodes tradicionais para os trabalhadores presentes no local. A ideia é festejar o “Mês do Trabalhador” com uma opção de entretenimento: “Essa roda no Museu Ferroviário é uma retomada da nossa parceria com o espaço, onde já promovemos outros eventos”, diz.
O grupo Batuquedelas é formado por mulheres da música de Juiz de Fora, sendo grande parte das mulheres participantes do projeto homônimo, que completa onze anos em 2024. Desde 2018, as mulheres formadas pelo grupo também têm se reunido em formato de roda de samba, com o projeto Batuque na Roda, em que tocam seus instrumentos.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), responsável pelo local gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), destaca que na data, além da roda de samba, o público também pode conhecer o acervo do Museu Ferroviário. Na data, o museu abre para visitação gratuita das 9h às 17h.