A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurará, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, nesta quarta-feira (3), um espaço dedicado a acolher o acervo bibliográfico dos professores Tiago Adão e Maria Helena Falcão Vasconcelos, doado pelos familiares do casal. Falecidos, respectivamente, em 2019 e 2021, além de referência nos meios acadêmico, político e cultural, os professores foram responsáveis por introduzir em Juiz de Fora, em 2003, os ‘Cafés Filosóficos’.
Esses encontros mensais aconteceram em vários espaços culturais da cidade ao longo dos anos, como o Espaço Mezcla, a Livraria Liberdade e O Andar de Baixo. As reuniões, misturando o cafézinho, uma identidade nacional, com a Filosofia, eram um convite a uma conversa democrática, que visava a levar os participantes a apreciarem expressões contemporâneas da Filosofia com uma linguagem musical, artística e, até mesmo, poética.
Intelectuais e amantes da palavra, Maria Helena e Tiago Adão acumularam, ao longo das décadas, um acervo literário diverso, com títulos raros, inclusive. A coleção estará disponível em um espaço no terceiro andar do prédio que abriga obras apenas para consulta na Biblioteca Municipal.
Por meio da PJF, Elisa Sales de Almeida, diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), destacou que “incorporar este acervo é significativo em vários sentidos. Uma alegria, pela possibilidade de perpetuar e reverenciar as memórias de Maria Helena e Tiago, um enorme ganho para a cidade em poder acessar um acervo tão eclético e comprometido com a socialização da Filosofia e dos saberes de forma geral. Uma satisfação imensa poder vivenciar esse presente tão singelo para a cidade e para todas as pessoas que caminharam com os dois e que carregam em suas ações tudo aquilo que eles acreditaram!”.
Edição especial do Café Filosófico
Para a inauguração, amigos e colegas do casal realizaram uma edição especial do Café Filosófico. Os participantes terão a chance de apreciar, no Beco da Cultura, após a solenidade no terceiro andar da Biblioteca, discussões espontâneas sobre provocações filosóficas, varal de textos, projeções de vídeos, performances e apresentações musicais. Dentre elas, uma intervenção da Meninada do Vale Verde, com alunos do projeto Mutirão da Meninada, do qual Maria Helena foi coordenadora por muitos anos.
A Biblioteca Municipal Murilo Mendes e o Beco da Cultura estão localizados no complexo do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e têm acesso pela Praça Antônio Carlos, no Centro de Juiz de Fora.