
O 5º Festival Gastronômico de Mercês começa, nesta sexta-feira (2), com uma programação que reúne pratos da culinária mineira, chefs renomados, atrações culturais e artesanatos na praça Bias Fortes, região central do município. O evento, que acontece até o próximo domingo (4), é promovido pela Prefeitura de Mercês em parceria com o Empório Vó Olívia.
A abertura oficial do festival está prevista para as 21h, desta sexta, com participação do chef André Barreto, que conduz a primeira edição do “Cozinha Show”. Em seguida, o cantor Dino Fonseca se apresenta.
No sábado (3), feirantes e produtores locais vão ensinar as etapas da produção de doce de leite e de ambrosia por volta das 11h. Já no período da tarde, às 14h, o chef Juliano Godinho fica responsável pelo Cozinha Show e, no mesmo horário, a Cervejaria Mercesana promove o “Cerveja Ao Vivo”.
Entre as atrações musicais do sábado estão a dupla Viny e Luna, Zona Blue e Bráulio Hilário e os Camaleões.
A programação do domingo (4) tem início às 10h30 com a chef Natasja à frente do Cozinha Kids, e o público poderá assistir aos shows de Capilé do Cavaco, Aline Crispim e Nego Mineiro.
Espaço Solidário
O festival também vai contar com um espaço solidário, promovido pelo e-commerces de artesanato mineiro Vó Olívia, onde todas as vendas serão revertidas para a Apae e o Lar de Nossa Senhora das Mercês.
Mais de 150 artesãos são parceiros da empresa e estarão vendendo com preço simbólico produtos exclusivos para o festival na Loja do Bem, com o objetivo de ajudar as instituições. Além disso, serão vendidos escondidinhos de frango, bacon e catupiry, pão de alho com sabores especiais e espetinho na tenda gastronômica.
O diretor do Empório Vó Olívia, Cássio Fernandes, comenta que o evento é importante para incentivar o empreendedorismo, a criatividade, a solidariedade e a economia da região. “Como cidadão mercesano, é muito gratificante poder associar o projeto a eventos como este. É uma forma de agradecer por todo o acolhimento, dedicação e respeito que a cidade tem pelo Vó Olívia. Toda a nossa história está em Mercês. É aqui que decidimos fortalecer nossas raízes.”