Ícone do site Tribuna de Minas

Atividades virtuais marcam comemoração do Museu Mariano Procópio pelos 300 anos do estado

museu
tiradentes
Obra de Pedro Américo, “Tiradentes supliciado” será explanada em vídeo que abre celebrações por aniversário de Minas. (Acervo TM)
PUBLICIDADE

Em 12 de setembro de 1720 a capitania de São Paulo e Minas de Ouro dividiu-se formando a capitania de Minas Gerais, que em 28 de fevereiro de 1821 tornou-se província, hoje um estado. Em plena pandemia, as comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais foram muito mais tímidas – até mesmo ausentes – do que o esperado para a data redonda. O Museu Mariano Procópio, no entanto, começa nesta quarta-feira (2), uma série de eventos que celebram o aniversário. Como dita os novos tempos de quarentena: tudo virtual, nas redes sociais da instituição, que incluem Instagram (@museumarianoprocopio) e Facebook (/museu.marianoprocopio), além da conta do YouTube da PJF (/JuizdeForaPJF).

Partindo do trabalho investigativo da professora do departamento de história da UFJF Maraliz Christo, a historiadora Rosane Carmanini Ferraz abre a programação com o vídeo em que apresenta o famoso quadro “Tiradentes supliciado”, de Pedro Américo. Na gravação, Rosane aborda a trajetória do quadro e faz uma leitura semiótica da imagem, ícone da Inconfidência Mineira e uma das mais reconhecidas obras de arte do estado. Na sequência, uma live na próxima segunda (7), apresenta a Villa Ferreira Lage. Além disso, uma exposição virtual reproduzirá cartões-postais das coleções da Viscondessa de Cavalcanti e do engenheiro-arquiteto Arthur Arcuri (que foi diretor e conselheiro do museu) identificando cidades mineiras.

PUBLICIDADE

Completam a série de eventos uma live e vídeo sobre a Carriço Film e uma produção audivisual sobre o conceito de mineiridade. Segundo informações da assessoria de imprensa da instituição, a ideia é alcançar todo o estado, utilizando nas ações a hashtag SouMinasGerais, criada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para demarcar as celebrações pelos 300 anos do estado. Primeira edificação erguida para abrigar um museu no país, o Mariano Procópio é também o primeiro museu do estado e este ano comemorou 105 anos de fundação.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile