O “Projeto Grandes Escritores 2023” chega a Juiz de Fora, nesta sexta-feira (3), com a participação de Itamar Vieira Jr., um escritor premiado e que já vendeu milhares de cópias de seu livro mais conhecido, “Torto Arado”. Essa iniciativa já acontece há mais de 20 anos no país, buscando valorizar autores nacionais, e já inclusive percorreu outras regiões do estado de Minas Gerais. O evento tem início com uma oficina de escrita criativa gratuita para o público, ministrada pela autora Geissiane Aguiar, no Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM), às 14h30, e se encerra com a palestra com Itamar, no Teatro Paschoal Carlos Magno, às 19h, contando com a mediação de Luiz Humberto França.
O objetivo desse projeto é trazer atividades que mobilizem alunos, professores, agentes culturais, formadores de opinião e comunidade em geral, sendo direcionado para as mais diversas camadas sociais, formações e idades. Os eventos vão debater a valorização da literatura com foco na formação de leitores e escritores nas cidades do interior, e por isso passa por municípios como Ubá, Muriaé, Cataguases, Leopoldina e Juiz de Fora.
Além de Itamar Vieira Jr., foram convidados para a série de palestras os escritores Fabrício Carpinejar, Mauro Ventura, Luiz Humberto França e Karla Monteiro, e os oficineiros Roberto D’arte, Geissiane Aguiar e Renatta Barbosa. Outros grandes nomes da literatura brasileira já participaram desse projeto, como Adélia Prado, Bartolomeu Campos Queiroz, Fernando Sabino, Laurentino Gomes, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Nelson Motta, Raphael Montes, Ziraldo e Zuenir Ventura.
Ao longo desses anos de história, o projeto proporcionou oficinas, distribuição de livros e palestras nas principais cidades e capitais do país, com enfoque no interior da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa também é uma oportunidade do público conhecer mais sobre o trabalho desses escritores e se aprofundar em sua literatura. Atualmente, o projeto tem o patrocínio da Energisa, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais. Também conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes.
Leia mais sobre cultura aqui
Mais de 700 mil livros vendidos
Itamar Vieira Jr. ficou mundialmente conhecido por “Torto Arado”, obra que venceu o prêmio Leya e chegou a vender mais de 700 mil cópias. Esse livro, que já é considerado por muitos como um ‘clássico contemporâneo’, conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonisia, que vivem as duras condições de trabalho de uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
Marcadas por um acidente de infância que as ligou profundamente, a história das duas é contada escancarando desigualdades raciais, sociais e de gênero. O livro também ganhou o prêmio Jabuti e Oceanos, além de ter sido traduzido para 24 países. O escritor tem formação como geógrafo e é doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Ele também já publicou “Doramar ou a Odisseia: Histórias” e “Salvar o Fogo”, uma continuação de “Torto Arado”.