Ícone do site Tribuna de Minas

‘Abaporu’ volta a SP para exposição de Tarsila do Amaral no Masp

abaporu CAPA
abaporu og
“Abaporu” ficará em São Paulo até o dia 23 de junho (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

“Abaporu”, o mais famoso e valioso quadro de Tarsila do Amaral (1886-1973), volta a São Paulo, dessa vez emprestado para a exposição “Tarsila Popular”, que será aberta ao público na próxima sexta-feira (5), no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A obra, que pertence ao Malba (Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires), esteve na capital paulista pela última vez em 2008, durante uma mostra especial da Pinacoteca.

PUBLICIDADE

Com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, “Tarsila Popular” reunirá cerca de 120 trabalhos da artista, que teve importância central no movimento modernista brasileiro enquanto uma das responsáveis pela Semana de Arte Moderna de 1922.

PUBLICIDADE

A exposição faz parte do ciclo “Histórias das mulheres, histórias feministas”, eixo temático do Masp em 2019, que, além de exposições, trará, ao longo do ano, filmes, workshops e palestras.

Nesse contexto, no mesmo dia 5, o museu abre mostra sobre Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira que projetou, entre outros, o edifício da instituição. Além de “Abaporu”, estarão expostos outros quadros marcantes da carreira de Tarsila, como “A Cuca”, “Operários” e “Manacá”.

PUBLICIDADE

Recentemente, “A lua”, outro quadro de Tarsila do Amaral, foi adquirido pelo MoMA, museu de Nova York.

Exposição “Tarsila Popular”

PUBLICIDADE

Masp: Avenida Paulista, 1578

Horários: quartas-feiras a domingos, das 10h às 17h30; terças-feiras, das 10h às 19h30.

Quando: de 5 de abril a 23 de junho de 2019

PUBLICIDADE

Ingressos: R$40; a meia-entrada, R$ 20. Grátis às terças.

Sair da versão mobile