Ícone do site Tribuna de Minas

DJ lança funk com Mc Xuxú para estourar no carnaval

PUBLICIDADE

Anos atrás, um meme fez popular uma frase que tornou-se piada na internet: “mamilos são muito polêmicos”. Apesar da brincadeira pela frase inusitada, qualquer menção que possa ser remotamente relacionada à sexualidade feminina é, de fato, polêmica. Basta pensar no quanto a amamentação em público ainda é um tabu, o quanto mulheres são julgadas pelo que mostram ou ocultam de seus corpos e como os padrões de beleza nos oprimem muito mais do que aos homens. Na contramão desta lógica e com muito bom humor, Natália Braga, a DJ Nat Baby, lançou o “Funk do mamilo”, gravado em parceria com Mc Xuxú, e cuja letra surgiu despretensiosamente. “Ela nasceu uns cinco anos atrás em um momento de descontração com uma amiga da faculdade, a Jéssica Barros, depois a gente cantava nos rolês: barzinhos, na rua… as pessoas começaram a gostar, e onde eu chegava a música surgia.”

PUBLICIDADE

Com a batida que marca os maiores hits do funk carioca, 150 BPM (batidas por minuto), que dá ao som um efeito mais acelerado e frenético, a música de Nat tem todo potencial para hit do verão – ainda mais com a proximidade do carnaval. Mas, para a DJ, os versos dançantes e com a fórmula para funk-chiclete buscam mais que divertir e colocar geral para balançar o corpitcho. “Vivemos um cenário musical e uma sociedade em que os homens têm muita voz, e a música pretende mostrar que nós também podemos ter! Não só homens podem falar de como a mulher pode ser na hora de ficar linda, sobre o padrão do corpo ou como ela deve ‘sensualizar’, nós mesmas devemos mostrar que temos voz. É um grito de resistência… é a nossa liberdade!”, defende Nat.

PUBLICIDADE

Escute aqui a música:

PUBLICIDADE

 

Mc Xuxú, reconhecida pela militância na vida e na música, não poderia ter sido uma escolha mais adequada como parceira, como a própria Nat afirma. “A Xuxú sempre foi uma inspiração para mim: de coragem, respeito e luta. Ela é uma MC que eu sempre admirei, e tínhamos um amigo em comum que trabalhou no último álbum dela. Nos conhecemos, e vi que não podia fazer esse funk com outra pessoa.”

PUBLICIDADE
(Foto: Wagner Emerich)

A música estará disponível em plataformas digitais (Spotify, Deezer e Apple Music) no dia 4 de fevereiro. No sábado (2), uma grande festa no Muzik marca o lançamento do clipe, que para Nat é um passo importante para que o funk circule. “Hoje no Brasil, para uma música ter um alcance maior, ela precisa ter um clipe. Um exemplo foi a música da Mc Loma, ‘Envolvimento’, que começou como uma brincadeira e viralizou na internet. Eu queria algo conceitual, e pensamos em fazer uma analogia dos mamilos com as frutas, afinal, existem vários tipos e texturas, como a diversidade dos corpos. Então o gancho do clipe foi fazer um grande feirão na Avenida Brasil, que já é um lugar bem conhecido na nossa cidade. E como a pegada é ser hit do carnaval, montamos também um grande baile com muita diversidade, alegria e música”, conta Nat, que anda bem feliz com a resposta do público. “É sempre uma grande festa, as pessoas compartilham nas redes sociais, me marcam em vídeos dançando e se divertindo. Esse é meu maior orgulho, poder unir vários tipos de grupos cantando uma música que surgiu há 5 anos. Até minha família me surpreendeu positivamente, estão todos ansiosos com o clipe e já esperam as próximas músicas.”

Sair da versão mobile