As prateleiras de vários setores do comércio começam a oferecer maior variedade de opções veganas. O modo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, conforme define a Vegan Society, ganha cada vez mais visibilidade. Com ele, crescem também as demandas do público por produtos alimentícios, de vestuário, cosmética, entre outras áreas de consumo. No Dia Mundial do Veganismo, comemorado nessa sexta-feira (1º de novembro), com o intuito de promover o diálogo sobre o tema, produtores de comida e cosmética vegana realizam um bate-papo com degustação na Galeria Secreta, com entrada gratuita, às 17h.
A chefe de cozinha Sara Manso, uma das organizadoras do evento, conta que começou a modificar sua relação com a alimentação quando descobriu que tinha intolerância à lactose. Aos poucos, conhecendo e se informando sobre a alimentação vegana, percebeu que aquela forma de pensar o consumo já fazia parte de sua vida. “Busco consumir o mínimo possível que venha de exploração animal. Tudo isso significa uma mudança grande na minha vida. Tenho uma consciência diferente agora e noto muitos pontos positivos, especialmente na minha saúde.” Ela conta que quando começou a mudar a sua alimentação, há três anos e meio, não havia tantos produtores quanto há hoje. “A revolução que aconteceu há cinco ou seis anos em São Paulo começou a acontecer em Juiz de Fora. Temos confeitaria, empório, inúmeros restaurantes vegetarianos com opções veganas também e pontos de vendas em vários locais”, destaca.
Com o evento, a ideia é fazer pensar sobre o consumo. “É claro que as pessoas não vão sair do encontro veganas. Mas podem pensar na redução do consumo de alimentos de origem animal, o que é um grande passo inicial”, pontua Sara. O administrador da Galeria, Gustavo Monteiro, destaca que a reflexão é o ponto central do bate- papo. “Queremos conversar com todo mundo, quem é vegano, quem não é, quem tem alguma dúvida… todos podem participar. Vamos abrir uma caixinha de perguntas nas nossas redes sociais, justamente com o objetivo de esclarecer qualquer questão que as pessoas tiverem.” Além das produtoras que têm produtos na Galeria, o evento também conta com a participação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). A Galeria Secreta está localizada na Rua São Mateus 262, bairro homônimo, na Zona Sul.