A realização da Meia Maratona de Juiz de Fora vai provocar mudanças no trânsito e nos itinerários de quatro linhas de ônibus na Zona Norte da cidade neste fim de semana. As alterações começam às 18h30 deste sábado (1º), durante a corrida noturna, e serão retomadas às 7h de domingo (2), quando ocorrem as demais provas.
As interdições atingem trechos da Avenida Brasil e da Avenida Garcia Rodrigues Paes, conhecida como Acesso Norte. As linhas de ônibus 700, 703, 705 e 727 também terão trajetos alternativos durante as competições.
Agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão nos locais para organizar o fluxo de veículos, orientar os motoristas e garantir a segurança dos participantes.
Interdições no sábado
A partir das 18h30 de sábado, a faixa exclusiva para ônibus da Avenida Brasil será bloqueada na altura do número 6345, próximo à saída do estacionamento do Shopping Jardim Norte. O trânsito continuará liberado nas demais faixas da avenida.
Na Avenida Garcia Rodrigues Paes, haverá interdição total entre os cruzamentos com a Avenida Brasil e a Rua Eliza de Araújo Braga.
Os competidores farão o retorno pelo Acesso Norte e seguirão pela faixa da esquerda da Avenida Coronel Vidal até o início da Rua Doutor Henrique Burnier. A previsão é de que o trânsito seja totalmente liberado às 20h.
Interdições no domingo
No domingo, as alterações começam às 7h. A faixa exclusiva para ônibus da Avenida Brasil será novamente bloqueada a partir do número 6345, na saída do estacionamento do Shopping Jardim Norte. As demais faixas permanecerão abertas ao tráfego.
O Acesso Norte será totalmente interditado entre o cruzamento com a Avenida Brasil e a altura do número 696, em frente à empresa IBOR Transporte.
Os corredores retornarão pelo Acesso Norte e seguirão pela faixa da esquerda da Avenida Coronel Vidal até o início da Rua Doutor Henrique Burnier. A liberação total do trânsito está prevista para as 13h.
Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, os motoristas também serão informados sobre as alterações por meio dos painéis de mensagens variáveis instalados nas vias e pelo aplicativo Waze.
Mudanças nos ônibus
As linhas 700, 703, 705 e 727 seguirão por itinerários alternativos durante as provas para manter o atendimento aos passageiros.
Linhas 700 e 703 – Barbosa Lage
Sentido Centro–bairro: os ônibus seguirão pela Avenida Brasil, Viaduto Engenheiro Ramirez Mozzato Gonzalez e Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. Em seguida, farão o retorno para acessar o Bairro Barbosa Lage, passando pela Avenida Doardino Longo e pela Rua Nair do Prado Manso, de onde continuarão pelo itinerário habitual até o ponto final.
Sentido bairro–Centro: os coletivos seguirão pelo trajeto habitual até a Rua Nair do Prado Manso. Depois, passarão pela Avenida Doardino Longo e pela rotatória de acesso à Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, seguindo pelo Viaduto Engenheiro Ramirez Mozzato Gonzalez antes de retomarem o itinerário normal.
Linha 705 – Jóquei Clube
Sentido Centro–bairro: os ônibus passarão pela Avenida Brasil, Viaduto Engenheiro Ramirez Mozzato Gonzalez e Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. Depois, retornarão para acessar o Bairro Barbosa Lage, seguindo pela Avenida Doardino Longo e pela Rua Nair do Prado Manso até retomarem o itinerário habitual.
Sentido bairro–Centro: a linha seguirá pelo trajeto normal até a Rua Senhorinha Pires. Em seguida, os ônibus acessarão a rotatória em direção à Rua Engenheiro Hugo Vocurca Filho, passando pela Rua Nair do Prado Manso e pela Avenida Doardino Longo. Depois, seguirão pela rotatória de acesso à Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e pelo Viaduto Engenheiro Ramirez Mozzato Gonzalez, retomando o itinerário habitual.
Linha 727 – Bairro Araújo
Sentido bairro–Centro: os ônibus seguirão pelo itinerário habitual até a Rua Maria Eugênia, atravessarão a passagem em nível do Bairro Araújo e acessarão a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, de onde continuarão pelo trajeto normal.
Sentido Centro–bairro: a linha seguirá pela Avenida Brasil, Viaduto Engenheiro Ramirez Mozzato Gonzalez e Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. Depois, os coletivos atravessarão a passagem em nível do Bairro Araújo e acessarão a Rua Maria Eugênia, retomando o itinerário habitual.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

