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PJF contabiliza 1.218 solicitações de reparo em pontos de iluminação pública

iluminacao rua by fernando priamo
Tribuna flagrou poste com lâmpada apagada na Rua São Mateus, na noite desta quinta (Foto: Fernando Priamo)
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Ao menos 1.218 pedidos de reparos em pontos de iluminação pública aguardam atendimento em Juiz de Fora. O número foi confirmado pela assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em contato com a reportagem da Tribuna. O setor de manutenção enfrenta problemas para atender a toda a demanda desde a lacuna deixada pela saída da empresa responsável pelo serviço, ocorrida entre fevereiro e maio deste ano. A expectativa da Prefeitura é que até meados de setembro todas as reclamações sejam atendidas.

Segundo nota da PJF, entre 4 de maio e 23 de julho, o setor elétrico de iluminação da Prefeitura acumulou 6.071 pedidos. Desses, 4.873 foram resolvidos (aproximadamente 80%), restando 1.218 em aberto. As equipes de manutenção atendem a cerca de 65 solicitações diárias, e “a previsão é de que em setembro o serviço esteja normalizado, no que tange ao prazo de atendimento”, informa a Administração pública.

Ainda segundo a Prefeitura, durante os meses de maio e junho, período de retomada dos serviços após o imbróglio envolvendo processo licitatório, as equipes trabalharam durante sábados e feriados para diminuir a fila de pendências. Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, o atendimento na rua está funcionando com a totalidade da capacidade.

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As solicitações podem ser feitas pelo telefone 3218-3777 ou pelo Whatsapp 98460-7721. O aplicativo Colab também registra as demandas. Só é necessário fazer o pedido uma vez em um dos canais, e o serviço será agendado de maneira intercalada com as demandas represadas.

Problema persistente

A manutenção da iluminação pública em Juiz de Fora é problema recorrente desde fevereiro, quando teve início uma lacuna, que duraria três meses, de empresa responsável pelos serviços de reparo. O contrato da empresa que realizava o trabalho terminou no dia 6 de fevereiro, e, após atraso na licitação para contratação da sucessora, a questão burocrática foi resolvida em 4 de maio. Durante o período, foram cerca de 1.800 reclamações de usuários não atendidas, envolvendo lâmpadas queimadas e problemas técnicos.

Em razão dos problemas enfrentados pela falta de manutenção, uma reunião na Câmara Municipal de Juiz de Fora ocorreu em maio. Na época, cogitou-se até mesmo a possibilidade de mudança na estrutura do serviço, que é realizado pelo setor elétrico e de iluminação da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) desde 2015. “As atividades de manutenção de parques e jardins e poda de árvores serão do Demlurb, enquanto os serviços relacionados à iluminação pública e à fabricação de artefatos de cimento serão centralizados pela Secretaria de Obras”, disse, na ocasião, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske. Até o momento, no entanto, a alteração não foi efetivada.

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