Ícone do site Tribuna de Minas

Vacinação contra gripe será retomada nesta quarta em JF

vacinacao gripe fernando
PUBLICIDADE

Após ser suspensa na maior parte das unidades de saúde nesta terça-feira (31), devido a desabastecimento, a vacinação contra a gripe será retomada no município nesta quarta (1º de abril). De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), já nesta terça, a pasta distribuiu novas remessas de doses nas unidades de saúde da zona urbana. Portanto, a partir da manhã desta quarta, os estabelecimentos habilitados para imunização estarão abastecidos e em funcionamento. Na zona rural, no entanto, conforme a pasta, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberão novas doses apenas na manhã desta quarta.

Segundo a Secretaria de Saúde, as UBSs funcionam, durante a campanha de vacinação, de 8h a 10h30 e de 13h a 16h30; o Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, Centro, funciona de 8h a 16h30 e, o PAM-Marechal, de 8h a 16h30.

Metade dos idosos já recebeu imunização

Quase 50% do público idoso de Juiz de Fora foi vacinado contra o Influenza, o vírus da gripe, somente na primeira semana da campanha de vacinação – entre 23 e 27 de março. O balanço foi divulgado pelo setor de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) nesta terça. De acordo com o departamento, no período, foram aplicadas 40.321 doses da vacina. Deste total, 35.196 foram administradas em idosos, e 5.125 em profissionais de saúde. Isso representa uma cobertura vacinal de 49,22% e 22,49%, respectivamente.

PUBLICIDADE

Por recomendação do Ministério da Saúde, a primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril, é voltada a idosos e profissionais de saúde. Durante esta semana, serão priorizados idosos com a faixa etária entre 70 e 79 anos. A medida pretende evitar aglomerações de pessoas, principalmente idosas, nas unidades de saúde para receberem a dose da vacina contra gripe. Na próxima semana, serão vacinados aqueles que têm 60 a 69 anos.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que tenha alergia grave a ovo de galinha.

Sair da versão mobile