As inscrições para vagas remanescentes do cadastro escolar terminam nesta sexta-feira (2). A oportunidade é voltada para estudantes que perderam o prazo e desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais. Os interessados devem acessar o site, fazer a inscrição e apresentar os documentos necessários para garantir a continuidade dos estudos no ano letivo de 2024.
Para participar, o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024 deve se inscrever no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Também devem se inscrever os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino em que estudaram não oferecerá neste ano o nível de ensino ou ano de escolaridade que será usado pelo aluno.
Os indivíduos que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar. Na modalidade EJA, é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Também há vagas para quem estiver interessado em ingressar na Educação Profissional, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou Integral Profissional. Na educação profissional, ainda há vagas para todos os cursos oferecidos nas escolas estaduais, sendo ao todo 38 cursos distintos, que incluem, por exemplo, Administração, Agronegócio e Recursos Humanos, entre outros.
Saiba a documentação necessária
Para fazer a matrícula, é preciso que os responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, apresentem documento de identidade (no caso de ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia); CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos responsáveis ou do aluno, quando maior de idade. Para o aluno menor de idade também é preciso apresentar o documento de identidade e o CPF, originais e cópias, de um dos responsáveis.
Além disso, é preciso apresentar o histórico escolar ou declaração de transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola; histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio ou parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de equivalência de estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato que for ingressar no curso técnico na forma subsequente ou histórico escolar e declaração de escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.