Ícone do site Tribuna de Minas

UBSs terão horário de atendimento ampliado em Juiz de Fora

margarida ubs ampliacao horario reproducao insta
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai ampliar o horário de atendimento de nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Juiz de Fora. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (31) pela prefeita Margarida Salomão (PT) e pelo secretário de Saúde Ivan Chebli. A mudança terá início a partir desta quarta-feira (1º de fevereiro).

Conforme a PJF, o novo horário de funcionamento será das 7h às 20h e vale para as UBSs dos bairros Santo Antônio, Linhares, Bandeirantes, Santa Cecília, Marumbi, Monte Castelo, Santa Cruz, Santa Luzia e Santos Dumont. A expectativa é que o número de UBSs contempladas deva aumentar futuramente, de forma que as outras 63 unidades também tenham horário ampliado. Hoje, o horário de funcinamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

PUBLICIDADE

Com a mudança, as unidades irão funcionar 13 horas ininterruptas. De acordo com a prefeita Margarida Salomão, houve a contratação de 27 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, para cobrir a ampliação do horário. Além disso, houve também investimento em recepcionista, porteiro e auxiliar de serviços gerais. A estimativa da Prefeitura é que mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas.

PUBLICIDADE

“É um piloto. Nós temos que ver como funciona, haverá coisas que darão certo, haverá coisas que darão errado, nós vamos acompanhar e monitorar para poder aprender. Nós nunca fizemos isso em Juiz de Fora”, aponta a prefeita.

Como destacado pela chefe do Executivo, a medida era uma promessa desde o início da gestão, mas precisou ser adiada por conta da pandemia da Covid-19. A ampliação no horário de funcionamento das UBSs deve contribuir, também, para a redução da demanda de unidades de urgência e emergência. “Cerca de 80% das pessoas que buscam o HPS procuram por razões que poderiam ser resolvidas no posto de saúde, na atenção básica”, exemplifica Margarida. “O direito de a pessoa ser atendida perto de casa também é um pressuposto do SUS, pressuposto da Saúde da Família. O médico que conhece as pessoas tem mais facilidade de diagnosticar o que elas estão enfrentando.”

PUBLICIDADE

Atendimento

De acordo com a PJF, durante o horário estendido, serão realizados atendimentos médicos e de enfermagem, por demanda espontânea e agendamento. O foco da alteração é a população trabalhadora coberta por essas unidades, considerando que não têm condição de acessar a UBS durante o horário normal de funcionamento.

PUBLICIDADE

Ainda conforme a Administração municipal, a vacinação permanece sendo ofertada de 8h a 10h30 e de 13h a 16h. Às quintas, as nove unidades param de 15h a 17h para a realização de reunião, retomando o atendimento logo em seguida.

Confira o anúncio:

Saúde mira investimento em atenção primária

A ampliação do horário de atendimento das UBSs faz parte de uma estratégia da Administração municipal de tornar a atenção primária à saúde mais acessível aos usuários do SUS, de acordo com o titular da Secretaria de Saúde (SS), Ivan Chebli. A ideia é mudar o modelo de saúde para prevenção de doenças.

PUBLICIDADE

“O hipertenso e o diabético, hoje, sobrecarregam unidades de urgência e emergência para cirurgias vasculares, amputações, buscando leitos de UTI”, exemplifica. “Tudo isso poderia ser evitado se tivéssemos uma atenção primária mais acessível aos nossos usuários”, aponta.

A lógica de prevenção impacta também nos custos de atenção à saúde que, conforme Chebli, é superior à inflação econômica do país. “Nesse sentido, essas nove equipes farão uma cobertura para mais de 30 mil habitantes, que hoje estão no entorno dessas UBSs, mas não estão sendo assistidos porque o número de equipes era menor do que a demanda.”

Em entrevista exclusiva publicada pela Tribuna no início do ano, o titular da pasta já havia adiantado a intenção da PJF de ampliar o horário de funcionamento das UBSs no município. A mudança, uma demanda antiga da população juiz-forana, segue, justamente, a linha de priorização da atenção primária.

PUBLICIDADE

“Não haverá sobrecarga de trabalho nos atuais trabalhadores dessas unidades de saúde porque nós vamos colocar mais uma equipe de Saúde da Família. Então, na verdade, nós vamos fortalecer as regiões onde essas equipes de apoio forem implantadas para garantir o atendimento no chamado terceiro turno”, informou Chebli, na ocasião.
Durante o anúncio da ampliação na tarde desta terça, também estiveram presentes os vereadores José Márcio Garotinho (PV, presidente da Câmara), Tiago Bonecão (Cidadania), Kátia Franco (Rede), Cida Oliveira (PT), Laiz Perrut (PT), Vagner de Oliveira (PSB) e Nilton Militão (PSD).

Sair da versão mobile