Ícone do site Tribuna de Minas

Horário de vacinação estendido nas UBSs vai até sexta

febreamarela
febre
Procura por vacinas tem sido grande no PAM-Marechal no Centro. (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

O horário estendido de vacinação contra a febre amarela nas UBSs de Juiz de Fora termina nesta sexta-feira (2). Até esta data, os 63 postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 16h30, sem intervalo na hora do almoço, para vacinar juiz-foranos que ainda não são imunizados. Apesar de as unidades voltarem ao horário normal na próxima semana, o PAM-Marechal continua sendo uma opção para aqueles que encontram dificuldades para se vacinar em horário comercial durante os dias de semana. Quem não recebeu nenhuma dose da vacina durante a vida pode comparecer ao primeiro piso da unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Michele Freitas, ainda não há dados sobre quantas pessoas foram vacinadas durante o período em que o horário de atendimento das UBSs foi ampliado, de 19 de janeiro a 2 de fevereiro. A cobertura vacinal contra a febre amarela no município é de 91,55% atualmente, mas a expectativa é de ampliar ainda mais esse índice. “Queremos vacinar o máximo de pessoas possível, indo além da meta do Ministério da Saúde de 95%. Algumas pessoas da região acabam procurando nossos postos de vacinação, como ocorreu nos sábados em que as unidades ficaram abertas exclusivamente para a imunização.”

PUBLICIDADE

Busca ativa

A orientação para os agentes comunitários de saúde e para os funcionários dos postos é a de realizar busca ativa em todos os bairros, principalmente naqueles onde há mortes de macacos e onde houve moradores com casos suspeitos da doença. “Já fizemos busca ativa na Zona Rural, e agora vamos atuar dessa forma. Os agentes vão atuar com foco nos cartões de vacinação das famílias que moram nessas regiões, com o objetivo de imunizar quem ainda não foi vacinado.”

PUBLICIDADE

Conforme Michele, algumas pessoas ainda têm dificuldades para buscar a vacina, principalmente homens adultos. No entanto, todas as pessoas, com idade entre 9 meses e 59 anos, que nunca receberam nenhuma dose devem ser imunizadas. Gestantes e idosos devem solicitar avaliação médica para poderem se vacinar. No caso dos idosos, as equipes das UBSs estão aptas para fazer a avaliação, e os usuários podem receber orientação na mesma unidade. Repelentes são indicados para pessoas impedidas de se vacinar por alguma contraindicação e bebês com menos de 9 meses.

Boletim epidemiológico

Dados do boletim epidemiológico da febre amarela, divulgado nesta quarta-feira (31) pela Secretaria de Saúde, mostram que mais quatro macacos mortos foram encontrados na Cidade Alta e na Zona Rural na quinta (25) e na sexta (26). Dois animais foram achados no Bairro São Pedro e outro macaco estava no Borboleta. O quarto primata foi encontrado na Estrada de Caeté, totalizando 51 animais mortos achados em Juiz de Fora desde o início do ano. Deste total, dez foram descartados por não apresentarem condições para coleta de amostra biológica para análise da causa da morte. As causas das mortes de 39 seguem em investigação, sendo que outros dois tiveram resultado positivo para febre amarela.

PUBLICIDADE

Capacitação sobre febre amarela na região

Médicos e gestores de saúde de Juiz de Fora e da região participaram, na terça (30), de uma capacitação sobre a febre amarela promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Rede Amiga de Urgência e Emergência. O treinamento foi ministrado pelo médico infectologista Guilherme Côrtes, que falou sobre as dificuldades para a identificação de pacientes com febre amarela e chamou atenção para a necessidade de os profissionais confirmarem a doença nos pacientes de maneira precoce, afim de evitar o agravamento dos casos.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, também na terça, Minas Gerais já teve 81 casos de febre amarela, sendo 36 mortes já confirmadas em decorrência da doença. Outros 13 óbitos prováveis continuam em investigação, assim como 195 casos em pacientes internados ou que já tiveram alta. Na Zona da Mata, sete óbitos por febre amarela e cinco casos foram confirmados.

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Barbacena divulgou que dois pacientes internados no Hospital Regional estão com febre amarela. Eles são moradores de Piranga e têm 48 e 50 anos. Laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e repassados à Prefeitura também apontam que um barbacenense, de 42 anos, e um piranguense, de 57, morreram em decorrência da doença.

Outros 15 pacientes com quadros clínicos suspeitos para febre amarela estão internados na unidade, moradores da própria cidade e de Cipotânea, Desterro do Melo, Ouro Branco, Piranga, Itaverava, Santana dos Montes e Conselheiro Lafaiete.

Sair da versão mobile