O retorno às aulas, a partir de amanhã, em parte das escolas de Juiz de Fora vai causar impacto no trânsito, sobretudo, na área central. A preocupação maior se dá por causa das obras que estão sendo realizadas na Avenida Rio Branco, principal corredor da cidade. Esta semana, a volta às atividades atinge apenas parte dos 115 mil estudantes. No entanto, a partir de segunda-feira, a expectativa da Settra é de que haja um aumento de 30% no número de veículos em circulação nos horários de entrada e saída das aulas. O impacto maior, de acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Jorge Lima, deve ser sentido, principalmente, entre segunda e quarta-feira da próxima semana. É neste período que os pais vão até as escolas resolver pendências. Isso contribui para a ampliação do fluxo. Mais para o final da semana, o tráfego deve retornar à normalidade, com um aumento de 10% acima da atual demanda. Quanto aos ônibus, Lima afirma que não há mudanças significativas previstas para agora. Alterações devem ocorrer apenas em março, com a volta às aulas na UFJF.
O início das atividades letivas nesta quarta-feira está previsto para estudantes da rede particular, que soma, aproximadamente, 30 mil alunos. Na rede municipal, são 45.500, distribuídos em cem instituições de ensino. Conforme a assessoria da Secretaria de Educação do município, parte das escolas optou por iniciar as aulas na segunda-feira. Na rede estadual, a maioria dos mais de 37 mil alunos, de 44 escolas, também volta a estudar no dia 6 de fevereiro.
Para garantir a segurança na porta das escolas, os agentes de trânsito e a Polícia Militar começam amanhã o trabalho de controle de fluxo e auxílio na travessia em pontos críticos. Os profissionais da Settra atuam em cinco locais: Avenida Presidente Itamar Franco (antiga Independência), no Centro; Avenida dos Andradas, altura do Morro da Glória; Rua Bernardo Mascarenhas, no Fábrica, Zona Norte; Rua São Mateus, região Sul; e Rua Osório de Almeida, no Poço Rico, região Sudeste. Já os agentes da PM concentram as atividades na parte alta da Rua Halfeld e na Batista de Oliveira, Bairro Granbery.
Obras
Pais que levam os filhos de carro devem evitar a Avenida Rio Branco, que segue em obras entre a Avenida Presidente Itamar Franco e o Mergulhão. Neste trecho, ocorrem intervenções no pavimento, mudanças dos pontos de ônibus e substituição dos postes de iluminação. Já na Rua Santo Antônio, a Secretaria de Obras prossegue com os trabalhos de substituição das calçadas, o que também tem provocado pequenas retenções no tráfego. As atividades se concentram entre as ruas Fernando Lobo e Carlota Malta, atrás da Catedral Metropolitana. De acordo com Jorge Lima, a Avenida Brasil, que não está saturada, pode ser alternativa para muitas rotas.
