Ícone do site Tribuna de Minas

Cerca de cem organizadores de eventos são notificados sobre proibição de soltura de fogos com barulho em Juiz de Fora

Bar na região Central de Juiz de Fora é interditado por condições sanitárias
(Foto: PJF/ Divulgação)
PUBLICIDADE

Com o objetivo de conscientizar sobre os impactos negativos dos fogos de artifício com barulho, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensificou a campanha “É Tempo de Luz” com a fiscalização de cerca de cem empresas organizadoras de eventos. A campanha visa proteger a saúde e o bem-estar de animais e pessoas sensíveis a ruídos altos, como crianças, idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

A Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) notificou 98 estabelecimentos que planejam realizar eventos nas festas de fim de ano. Entre os notificados estão 36 bares e restaurantes, nove hotéis e pousadas, 19 clubes, 13 casas de shows e eventos, além de 21 condomínios. A notificação visa garantir o cumprimento da Lei Municipal 14.296/2021, que proíbe o uso de fogos de artifício das categorias “C” e “D”, conhecidos pelos altos níveis de ruído.

PUBLICIDADE

O secretário da Sesmaur, Raphael Ribeiro, explicou que também foram solicitados registros das vendas nas lojas, juntamente com as notas fiscais. “Embora a venda seja permitida, os fiscais exigem que as lojas preencham uma ficha cadastral com o CPF do comprador e assinem um Termo de Compromisso, garantindo que os produtos não serão utilizados na cidade”, destacou, em nota encaminhada à imprensa.

PUBLICIDADE

Durante a ação, a fiscalização emitiu quatro autos de infração para dois clubes, um no Bairro Bom Pastor e outro no Alto dos Passos, e para dois hotéis, ambos no Bairro São Mateus. A autuação constatou a falta de alvará de localização, infração que pode gerar multa de até R$1.300 se julgada procedente.

A população pode contribuir com a campanha denunciando pelo WhatsApp da fiscalização, no número (32) 3690-7984. 

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile