O uso de fogos de artifício para saudar a chegada de um novo ano é prática tradicional na noite de Réveillon. Uma questão à qual se deve estar atento é referente aos cuidados no manuseio desses equipamentos, evitando acidentes graves. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais elenca uma série de precauções que podem ser tomadas antes da queima de fogos (ver quadro). Os cuidados devem ser observados tanto durante a utilização quanto o armazenamento destes produtos, atentando-se aos perigos que podem provocar. Em uma eventual situação de acidente, alguns procedimentos também são sugeridos pela corporação. O manuseio incorreto pode levar a queimaduras, amputação dos dedos e até da mão. No caso de bombinhas, a explosão próxima dos olhos pode causar cegueira. Além disso, o ruído pode gerar trauma acústico.
Em Juiz de Fora, a lei 12.829, de 2013, proíbe o uso de fogos de artifício em locais fechados, como boates, bares, teatros, auditórios, clubes e locais destinados a eventos. Além disso, a lei 13.235, de 2015, proíbe a queima de fogos em locais públicos, com pena de multa que varia de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O dispositivo, no entanto, tem como exceção eventos que estão incluídos no calendário oficial do município, desde que a queima de fogos não se faça em portas, janelas e terraços de edifícios que dão para a via pública onde haja a concentração de pessoas. Além disso, também não deve ser feita em área de proteção ambiental ou a menos de 200 metros de distância de hospitais, asilos, escolas e postos de gasolina. Outro ponto destacado pelo dispositivo se trata do sofrimento de animais com o barulho provocado pelos estampidos, orientando para que os fogos não sejam utilizados em áreas que exponham os animais ao sofrimento.
Fogos de artifício
Precauções
Leia e siga as instruções na embalagem
Somente use fogos em locais abertos
Armazene fogos em local frio e seco
Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado
Não atire fogos na direção de outras pessoas
Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências
Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício
Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcoólicas
Não desmonte os fogos
Não fume dentro dos estabelecimentos que vendem fogos
Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos para evitar acidentes
Em caso de acidentes
Enquanto não houver atendimento no hospital, cobrir a queimadura com um pano limpo
Nunca fure as bolhas. Elas servem para proteger a área queimada
Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões
Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos
Procure imediatamente socorro médico. Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo
Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais