Ícone do site Tribuna de Minas

Viaduto Hélio Fádel será inaugurado nesta quarta; trânsito será liberado na próxima semana

Viaduto Helio Fadel Araujo fernando priamo 6
Viaduto terá tráfego em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Avenida Brasil. (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Nove anos após ser anunciado, o Viaduto Hélio Fádel Araújo será inaugurado nesta quarta-feira (1º). A construção viária, que vai ligar a Avenida Francisco Bernardino e a Ponte Wilson Coury Jabour Jr., na região Central, terá a cerimônia de inauguração, às 15h, com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Entretanto, o fluxo de veículos deve ser liberado apenas na próxima segunda-feira (6), segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), devido à necessidade de realizar “ajustes operacionais” ao longo dos próximos dias.

O viaduto terá fluxo em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Avenida Brasil, onde ele irá desaguar. Os motoristas que passarem pela Rua Floriano Peixoto terão acesso ao viaduto, uma vez que a via já passou a contar com duas pistas de circulação, a partir da Rua Hipólito Caron, para facilitar a passagem pela nova estrutura viária. 


(Atualização: Anteriormente a Prefeitura havia divulgado que a Rua Hipólito Caron teria a mão invertida. No início da tarde desta quarta-feira (1) foi informado que esta alteração não será mais realizada.)

PUBLICIDADE

Fluxo de veículos deve ser liberado apenas na próxima segunda-feira (6), segundo a PJF (Foto: Fernando Priamo)

Além da inauguração do viaduto, que terá apenas a passagem de veículos, a cerimônia também vai destacar as intervenções urbanas pelo entorno da estrutura, que foram realizadas ao longo dos últimos meses. “As obras de todo o complexo do viaduto foram pensadas na mobilidade e acessibilidade para os pedestres que transitam na região. Além da ampliação de calçadas, rampas e piso tátil direcional foram instalados para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência. E tem a alteração de circulação das vias abaixo do viaduto, que já estão funcionando com as laterações”, afirma a Prefeitura, em nota encaminhada à reportagem.

Alterações no transporte coletivo

A inauguração do novo viaduto também interfere em linhas do transporte coletivo urbano que operam nas zonas Norte, Leste e Oeste de Juiz de Fora. Ao todo, a alteração afetará 42 linhas que atendem bairros da região Norte: 703, 706, 707, 710, 711, 712, 713, 714, 715, 716, 717, 718, 719, 720, 721, 722, 725, 726, 727, 728, 729, 730, 731, 732, 733, 734, 735, 736, 737, 738, 739, 740, 741, 742, 743, 744, 745, 747, 748, 751, 753, 757, 758 e 767. Com o início da operação do viaduto, o novo itinerário dos veículos, no sentido Centro/Bairro, será: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel Araújo, Ponte Wilson Coury Jabour JR e margem esquerda da Avenida Brasil no sentido Zona Norte.

Ao todo, 62 linhas de coletivos urbanos terão o trajeto alterado (Foto: Fernando Priamo)

Na Zona Leste, são outras 10 linhas afetadas: 400, 413, 423, 425, 426, 427, 428, 429, 435 e 436. Nesses, o percurso será: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour JR, Avenida Garibaldi Campinhos. 

PUBLICIDADE

Já entre os ônibus que atendem à região Oeste, nove linhas terão mudanças: 516, 530, 532, 533, 534, 535, 538, 540 e 542. Os veículos vão deixar de passar no ponto da Rua Benjamin Constant e passarão a parar no ponto da Avenida Francisco Bernardino, ao lado do supermercado. Assim, o itinerário passará a ser: Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino e Avenida dos Andradas.

O trajeto dos ônibus que atualmente passam pela Avenida Francisco Bernardino e seguem em direção ao Morro da Glória não sofrerão alterações. O ponto que atende a essa população na Avenida Francisco Bernardino, próximo à passagem de nível, continua funcionando normalmente.

PUBLICIDADE

Longa história

O viaduto faz parte do conjunto de nove obras viárias anunciadas em 2012 pela administração municipal da época, quando Custódio Mattos ainda estava à frente da PJF. Inicialmente, a previsão era de realização de todas as construções até 2014; no entanto, em 2017, quando apenas três das obras haviam sido realizadas, o prazo foi estendido para 2024. Os projetos têm o custeio do Governo federal, não havendo a necessidade de contrapartida dos cofres municipais.

Idealizado como um mergulhão, o projeto foi remodelado posteriormente como um viaduto. Inicialmente, o acesso se daria de modo subterrâneo entre a Francisco Bernardino e a Rua Leopoldo Schmidt. No entanto, o novo trabalho prevê a elevação sobre a mesma avenida e a Rua José Calil Ahouagi, se estendendo pela Rua Padre Júlio Maria e, assim, permitindo o acesso à Ponte Wilson Coury Jabour Jr.

Idealizado como um mergulhão, o projeto foi remodelado posteriormente como um viaduto (Foto: Fernando Priamo)

O projeto viário teve um primeiro edital publicado em janeiro de 2019, no entanto, a publicação foi interrompida por necessidade de revisão em alguns pontos do edital. Em maio do mesmo ano, o edital definitivo foi publicado e o valor estimado das obras passou de R$ 10,6 milhões para R$ 13.164.517,35. Ao final da competição pela licitação, a empresa vencedora arrematou a obra por R$ 12.718.022,34.

PUBLICIDADE

A construção do viaduto começou em 2019, passando por alterações no cronograma de entrega desde o final de 2020. Em novembro daquele ano, a PJF havia estimado que os trabalhos seriam concluídos em abril de 2021, dando corpo à previsão anterior, que tratava apenas de conclusão no primeiro semestre deste ano. Em janeiro último, a PJF voltou a falar em entregar a estrutura viária ainda no primeiro semestre do ano. Entretanto, em abril, a Prefeitura projetou a conclusão das obras em agosto, o que ainda seria mudado para novembro, a data definitiva, no mês passado.

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile