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Viaduto Hélio Fádel será inaugurado nesta quarta; trânsito será liberado na próxima semana

Viaduto Helio Fadel Araujo fernando priamo 6
Viaduto terá tráfego em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Avenida Brasil. (Foto: Fernando Priamo)
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Nove anos após ser anunciado, o Viaduto Hélio Fádel Araújo será inaugurado nesta quarta-feira (1º). A construção viária, que vai ligar a Avenida Francisco Bernardino e a Ponte Wilson Coury Jabour Jr., na região Central, terá a cerimônia de inauguração, às 15h, com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Entretanto, o fluxo de veículos deve ser liberado apenas na próxima segunda-feira (6), segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), devido à necessidade de realizar “ajustes operacionais” ao longo dos próximos dias.

O viaduto terá fluxo em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Avenida Brasil, onde ele irá desaguar. Os motoristas que passarem pela Rua Floriano Peixoto terão acesso ao viaduto, uma vez que a via já passou a contar com duas pistas de circulação, a partir da Rua Hipólito Caron, para facilitar a passagem pela nova estrutura viária. 

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(Atualização: Anteriormente a Prefeitura havia divulgado que a Rua Hipólito Caron teria a mão invertida. No início da tarde desta quarta-feira (1) foi informado que esta alteração não será mais realizada.)

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Fluxo de veículos deve ser liberado apenas na próxima segunda-feira (6), segundo a PJF (Foto: Fernando Priamo)

Além da inauguração do viaduto, que terá apenas a passagem de veículos, a cerimônia também vai destacar as intervenções urbanas pelo entorno da estrutura, que foram realizadas ao longo dos últimos meses. “As obras de todo o complexo do viaduto foram pensadas na mobilidade e acessibilidade para os pedestres que transitam na região. Além da ampliação de calçadas, rampas e piso tátil direcional foram instalados para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência. E tem a alteração de circulação das vias abaixo do viaduto, que já estão funcionando com as laterações”, afirma a Prefeitura, em nota encaminhada à reportagem.

Alterações no transporte coletivo

A inauguração do novo viaduto também interfere em linhas do transporte coletivo urbano que operam nas zonas Norte, Leste e Oeste de Juiz de Fora. Ao todo, a alteração afetará 42 linhas que atendem bairros da região Norte: 703, 706, 707, 710, 711, 712, 713, 714, 715, 716, 717, 718, 719, 720, 721, 722, 725, 726, 727, 728, 729, 730, 731, 732, 733, 734, 735, 736, 737, 738, 739, 740, 741, 742, 743, 744, 745, 747, 748, 751, 753, 757, 758 e 767. Com o início da operação do viaduto, o novo itinerário dos veículos, no sentido Centro/Bairro, será: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel Araújo, Ponte Wilson Coury Jabour JR e margem esquerda da Avenida Brasil no sentido Zona Norte.

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Ao todo, 62 linhas de coletivos urbanos terão o trajeto alterado (Foto: Fernando Priamo)

Na Zona Leste, são outras 10 linhas afetadas: 400, 413, 423, 425, 426, 427, 428, 429, 435 e 436. Nesses, o percurso será: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour JR, Avenida Garibaldi Campinhos. 

Já entre os ônibus que atendem à região Oeste, nove linhas terão mudanças: 516, 530, 532, 533, 534, 535, 538, 540 e 542. Os veículos vão deixar de passar no ponto da Rua Benjamin Constant e passarão a parar no ponto da Avenida Francisco Bernardino, ao lado do supermercado. Assim, o itinerário passará a ser: Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino e Avenida dos Andradas.

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O trajeto dos ônibus que atualmente passam pela Avenida Francisco Bernardino e seguem em direção ao Morro da Glória não sofrerão alterações. O ponto que atende a essa população na Avenida Francisco Bernardino, próximo à passagem de nível, continua funcionando normalmente.

Longa história

O viaduto faz parte do conjunto de nove obras viárias anunciadas em 2012 pela administração municipal da época, quando Custódio Mattos ainda estava à frente da PJF. Inicialmente, a previsão era de realização de todas as construções até 2014; no entanto, em 2017, quando apenas três das obras haviam sido realizadas, o prazo foi estendido para 2024. Os projetos têm o custeio do Governo federal, não havendo a necessidade de contrapartida dos cofres municipais.

Idealizado como um mergulhão, o projeto foi remodelado posteriormente como um viaduto. Inicialmente, o acesso se daria de modo subterrâneo entre a Francisco Bernardino e a Rua Leopoldo Schmidt. No entanto, o novo trabalho prevê a elevação sobre a mesma avenida e a Rua José Calil Ahouagi, se estendendo pela Rua Padre Júlio Maria e, assim, permitindo o acesso à Ponte Wilson Coury Jabour Jr.

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Idealizado como um mergulhão, o projeto foi remodelado posteriormente como um viaduto (Foto: Fernando Priamo)

O projeto viário teve um primeiro edital publicado em janeiro de 2019, no entanto, a publicação foi interrompida por necessidade de revisão em alguns pontos do edital. Em maio do mesmo ano, o edital definitivo foi publicado e o valor estimado das obras passou de R$ 10,6 milhões para R$ 13.164.517,35. Ao final da competição pela licitação, a empresa vencedora arrematou a obra por R$ 12.718.022,34.

A construção do viaduto começou em 2019, passando por alterações no cronograma de entrega desde o final de 2020. Em novembro daquele ano, a PJF havia estimado que os trabalhos seriam concluídos em abril de 2021, dando corpo à previsão anterior, que tratava apenas de conclusão no primeiro semestre deste ano. Em janeiro último, a PJF voltou a falar em entregar a estrutura viária ainda no primeiro semestre do ano. Entretanto, em abril, a Prefeitura projetou a conclusão das obras em agosto, o que ainda seria mudado para novembro, a data definitiva, no mês passado.

 

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