Ícone do site Tribuna de Minas

Armas de choque nas ruas em dezembro

arma-marcelo
Guardas passam por treinamento para manusear pistola de choque, autorizada por lei municipal (Foto: Marcelo Ribeiro)
PUBLICIDADE

Guardas municipais passarão a utilizar pistolas de choque não letais em Juiz de Fora a partir de 16 de dezembro. O equipamento poderá ser empregado em situações críticas, como confrontos, invasão a prédios públicos, agressões, cumprindo a lei federal que regulamenta sua utilização. A proposta é que seja mais um instrumento para reforçar a segurança pública no município, auxiliando na ação da PM e de outras forças de segurança. Serão 49 pistolas de choque (sparks) e quatro lançadores de balas de borracha, os quais serão manuseados pela tropa, que passou por um período de treinamento para manuseio. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (30), na sede da Guarda Municipal, no Bairro São Bernardo.

 

PUBLICIDADE

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=UF2m-Bqnu2k”]

PUBLICIDADE

O equipamento se soma a outros já utilizados, como rádios de alta tecnologia, tonfa ou bastão, coletes balísticos, dois tipos de spray de pimenta. Através de um dispositivo eletrônico, o comando da Guarda Municipal (GM) receberá informações sobre o uso da arma, como data, horário e tempo do disparo para controle. Segundo a comandante Enilce de Castro, os dados são disponibilizados tanto ao comando quanto à corregedoria e averiguados no caso de algum questionamento do uso ou ainda para evitar excessos.

“Quero que a guarda seja uma tropa de elite, uma tropa preparada, para o auxílio na segurança e os embates que se fizerem necessários. E temos uma preocupação muito grande em preparar o homem para o uso da arma. O homem é muito importante, a arma é secundária”, disse o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Armando da Silveira, durante a demonstração do equipamento. A guarda opera hoje com 97 homens em exercício, com previsão de incorporação de 21 concursados que aguardam convocação.

PUBLICIDADE

A utilização da spark foi autorizada pela Lei municipal 13.167, sancionada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) no ano passado. O investimento feito pelo Município com o auxílio de emendas parlamentares com recursos estaduais foi de aproximadamente R$ 265 mil. Além dos equipamentos, o secretário lembrou que serão inaugurados dois postos da GM, um na Praça Antônio Carlos, no Centro, junto à Secretaria Estadual de Educação, e outro em 2017, na Praça CEU, na Zona Norte.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile